terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministro detalha para bancada de MT plano de concessões dos aeroportos de Sinop, Várzea Grande e mais 3

PUBLICIDADE

O ministro dos Transportes, Valter Casimiro, apresentou, ontem, para a bancada de Mato Grosso o planejamento definitivo para o bloco de concessões dos cinco aeroportos do Estado – Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças e Alta Floresta. Casimiro afirmou que os terminais fazem parte de um “bloco do agronegócio”, e que o próximo passo é o ministério enviará edital de licitação ao Tribunal de Contas da União, para posterior validação. “Devemos concluir esse processo do edital nos próximos meses para que possamos, no início do ano que vem, finalizar o contrato com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e assinar a concessão”.

Esta é a quinta rodada de concessões do Governo Federal, e o secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, acrescentou que os estudos de viabilidade já foram realizados, assim como foram agendadas audiências públicas para este mês. “Buscando aperfeiçoar o processo, novos conceitos e mecanismos foram adotados, já que as rodadas anteriores esgotaram o modelo de concessão individual de aeroportos e aqueles de maior atratividade foram oferecidos à iniciativa privada e estão, hoje, em plena operação. Por outro lado, a Infraero viu reduzir sua receita em mais de 50%, sem a correspondente diminuição nos custos”, ponderou o secretário.

Segundo o ministério, a previsão de uso no terminal de Várzea Grande é de quase três milhões de pessoas, após o primeiro ano de concessão. Em trinta anos, a estimativa é que o tráfego chegue a 7,8 milhões de pessoas/ano.

A expectativa preliminar é que, repassando a administração dos aeroportos para a iniciativa privada, podem ser investidos inicialmente cerca de R$ 800 milhões. O próximo passo é fazer audiências públicas para apresentar o plano e ouvir a sociedade organizada

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

ANTT debate em Sinop, Cuiabá e Rondonópolis alterações no contrato da BR-163

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) começará, nesta...

Empresas que devem ICMs em Mato Grosso podem renegociar e ter 40% de descontos

As empresas mato-grossenses que devem Imposto sobre Circulação de...

Lucas do Rio Verde licita remoção de resíduos, poda de árvores e limpeza; R$ 2,4 milhões

A prefeitura abriu credenciamento, este mês, para seleção de...

Inaugurada base de atendimento da Justiça Federal em Sorriso

O Ponto de Inclusão Digital (PID) da Justiça Federal...
PUBLICIDADE