quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas: presidente do Sintep critica 3,3% do RGA e profissionais da Educação iniciam greve

PUBLICIDADE

A presidente Sintep Subsede de Lucas do Rio Verde, Tânia Jorra, confirmou, esta manhã, ao Só Notícias, que está mantida para iniciar hoje a greve dos servidores da Eduação mesmo com a aprovação, ontem à noite, pelos vereadores, de 3,3% de Revisão Geral Anual (RGA) nos salários e auxílio alimentação de R$ 240. “Ao menos 80% professores e profissionais da Educação, que cobram reposição salarial de 6,81% da inflação conforme a lei do piso e 3,19%, paralisaram as atividades esta manhã. Das 17 escolas municipais, apenas 5 estão atendendo parcialmente”, disse.

Tânia apontou que os 3,3% não representam os anseios da categoria. “Solicitamos 6,81% e vamos continuar com a pauta. Não foi apresentada nenhuma discussão e o projeto foi enviado para câmara. Estamos em greve e dentro dos encaminhamentos teremos a assembleia. A presidente do sindicato não tem poder de suspender greve. A assembleia é soberana e só ela poderá suspender qualquer decisão. A greve está mantida”, garantiu.

Conforme Só Notícias informou, o projeto do RGA, encaminhado pela prefeitura, foi aprovado em sessão extraordinária, nesta 4ª feira à noite e será retroativo a partir de 1º maio, em 2,68% de reposição inflacionária e 0,62% de ganho real. Também foi aprovado que, a partir do próximo do ano, a data-base para o RGA dos profissionais da educação básica rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde será 1º de janeiro. Esse era um pedido da categoria.

A votação ontem ocorreu após os vereadores reprovarem, há cerca de 15 dias, o projeto que previa o mesmo percentual de RGA para os servidores. A maioria dos contrários queria percentual maior. Diante da reprovação, havia risco dos servidores ficarem sem o reajuste salarial e os vereadores contrários passaram a ter desgastes político. A câmara sinalizou, após reunião com o prefeito e sindicato dos servidores, que iria votar o projeto na última segunda-feira. Mas, após parecer da assessoria da câmara que poderia trazer insegurança jurídica, o presidente da câmara não colocou o projeto em votação. O prefeito fez duras criticas acusando-o de manobras e de tentar prejudicar sua administração. A prefeitura enviou então, ontem, outro projeto de RGA com mesmo percentual e foi convocada sessão extraordinária para esta noite, que acabou aprovado.

Em mensagem ao projeto, o prefeito Luiz Binotti apontou que "após várias análises e discussões acerca das possibilidades técnicas financeiras objeto desta preposição", a prefeitura definiu pelo percentual de 3,3%. Foi feito um levantamento nos últimos 10 anos, em que se comprova, que houve aumento salarial acima dos índices de inflação, fato este demonstrativo do ganho real no valor dos vencimentos dos servidores municipais (inflação pelo IPCA=65,15% e reposição de 83,50%, ou seja, ganho real de 18,35%). Também foi considerado o impacto no déficit do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Lucas do Rio Verde-Previlucas (tanto na contribuição patronal normal e suplementar, bem como a contribuição do servidor)".

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motorista morre após carreta tombar na BR-163 em Guarantã do Norte

O acidente envolvendo um veículo de carga não identificado...

Dois morrem em colisão entre caminhões e carreta na BR-163 em Nova Mutum

O acidente envolvendo dois caminhões VW brancos e uma...

Juara vai definir empresa para implementação de monitoramento urbano

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...
PUBLICIDADE