O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que participou da campanha eleitoral em 2012, em Cuiabá, a convite do PSB no Estado, saiu em defesa do deputado federal Valtenir Pereira, sobre o episódio que o envolve em um esquema na Paraíba, em que teria realizado pagamentos por fora da campanha. O ministro acredita que o deputado irá esclarecer o episódio e prestou solidariedade.
Valtenir foi acusado de participar de suposto esquema na Paraíba, que desviou recursos de um projeto de internet gratuita, tendo sido relacionado ao esquema pela Polícia Federal, que encontrou notas fiscais de empresas, na sede da Idea Digital, no valor de R$235 mil.
Fernando Bezerra acrescentou que o deputado possui papel prestado e é um companheiro partidário, que fará todos os esclarecimentos sobre o caso. O ministro argumentou que não possuía maiores informações sobre o suposto esquema, mas que o PSB dará apoio ao deputado.
"Apenas com a conclusão das investigações pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal é que saberemos sobre todo o caso, mas acredito que as investigações irão comprovar que Valtenir não está envolvido", explicou.
No entanto, em nível regional, militantes de movimentos sociais do PSB chegaram a pedir a saída do deputado da presidência do partido.
O deputado sempre ressaltou o perfil combativo e contra a corrupção, sendo que este escândalo pode manchar a sua trajetória política e esfriar seus planos para 2014, em que pretendia disputar uma majoritária, seja ao Senado ou ao governo.
Valtenir chegou a dizer que não havia processo contra ele, e que as denúncias são parte de uma conspiração, tanto interna quanto externa, para minar o crescimento do PSB em todo o Brasil.