sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministro da Infraestrutura estará em Sinop para apoiar construção da Ferrogrão

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: assessoria - atualizada 09:58h)

O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, estará em Sinop, na próxima semana, participando de movimento em apoio a construção da Ferrogrão, da capital do Nortão ao porto de Miritituba, em Itaituba (PA), às margens direita do rio Tapajós. A data ainda será anunciada. O ato será no Centro de Eventos Dante de Oliveira. A informação foi confirmada, ao Só Notícias, pelo presidente do Sindicato Rural, Ilson José Redivo, que é um dos organizadores.

Também serão convidados o governado do Estado Mauro Mendes, prefeitos da região, além de todos os presidentes de entidades representativas de classe. “É um movimento pró-ferrogrão que é um sonho para o setor produtivo como um todo. Não vai contribuir só para o setor agrícola, vai transformar essa região. Está trazendo infraestrutura que é o que nós precisamos”, avaliou o presidente. 

Redivo emendou que, “como é uma região que vive da agricultura, que sustenta o Estado, a Ferrogrão vai contribuir muito, uma nova ferrovia tem função de balizadora dos fretes para escoamento da produção de Sinop e o Brasil”, apontou, referindo-se ao escoamento com maior rapidez e economia para o exterior de centenas de toneladas de soja, milho e demais produtos além de trazer insumos para a região Norte.

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, também tem articulado a vinda do ministro e mais apoio político a nível federal para o empreendimento.

Lideranças buscam intensificar a conscientização da importância da ferrovia para Mato Grosso e Pará e combater argumentos de ativistas internacionais que começaram a se manifestar contrários a Ferrogrão.

O corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte contará com 933 quilômetros de extensão e, segundo o ministério, nasce com “Selo Verde” por conta da sua preocupação ambiental. Numa segunda etapa ligará mais 150 quilômetros até Lucas do Rio Verde.  A iniciativa privada vai aportar parte dos recursos para construção da ferrovia.

Sorriso, um dos maiores produtores de soja e milho no Brasil, está formando comissão pró-logística com representantes do executivo, legislativo e diversas entidades para que os trilhos das ferrovias cheguem até o município ou que seja instalado o mais rápido possível nas cidades vizinhas gerando redução no custo logístico para o agro. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE