sexta-feira, 29/março/2024
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Ministro da Infraestrutura diz que Mato Grosso é estratégico e que ferrovia é prioridade

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Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Agência Brasil/arquivo)

O ministro de Infraestrutura, Tarcício Gomes Freitas, que estará em Mato Grosso amanhã para debater sobre rodovias e ferrovias, disse que o estado é “estratégico” para o desenvolvimento do Brasil e deu a entender que obras estruturantes, principalmente as ferroviárias, são prioridades do governo. A declaração foi dada após encontro com o governador Mauro Mendes, em Brasília, esta semana.

“Infraestrutura do Mato Grosso é estratégica para competitividade do Brasil no mercado externo. O governo Jair Messias Bolsonaro concedeu quatro aeroportos este ano e já está tratando com o governador Mauro Mendes de duas ferrovias sendo gestadas (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste e Ferrogrão) e das novas pontes da BR-158”, declarou o ministro nas redes sociais.

Por meio da assessoria de imprensa, Freitas disse que a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) está na agenda de prioridades do governo. “O contrato deve estar assinado até o fim do ano e o início das obras será em 2020, com conclusão num prazo máximo de três anos”, destacou.

Conforme Só Notícias já informou, o ministro vem a Mato Grosso amanhã. A programação prevê visitas em Rondonópolis e em Água Boa com o acompanhamento do governador Mauro Mendes (DEM) e comitiva de autoridades mato-grossenses.

A programação começa pela manhã em Rondonópolis com visitas ao terminal ferroviário da empresa Rumo, que já opera na região, e também nas obras de duplicação da BR 364/163. À tarde, a comitiva segue para Água Boa, no Araguaia, onde será realizada uma audiência pública para debater as obras de infraestrutura das rodovias federais e estaduais do trecho de 383 quilômetros da Fico.

A Fico é um dos projetos de ferrovias mais adiantados em Mato Grosso. Ao todo, o projeto prevê a construção de 1.641 quilômetros de trilhos. Ela nasce em Campinorte (GO) onde se liga com a Ferrovia Norte-Sul e, no primeiro trecho, chega até Água Boa num percurso de 383 quilômetros. Para um segundo momento, planeja-se a construção de 518 de Água Boa até Lucas do Rio Verde e uma última etapa de 740 quilômetros do norte mato-grossense até Vilhena (RO).

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