Alvo de constantes operações contra crimes ambientais, a região Norte ainda não tem uma unidade da Polícia Federal. O pedido para a instalação da delegacia em Sinop vem sendo feito há pelo menos três anos, e foi reforçado na última terça-feira, durante visita do ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), e do interino de Defesa, Enzo Martins. O Nortão, com mais de 35 municípios e 400 mil habitantes, é a única região de Mato Grosso que ainda não tem uma “base” da PF.
Segundo o prefeito Nilson Leitão (PSDB) , os dois comprometeram-se em avaliar as propostas. Uma delas também para a implantação de um posto do Exército na região. “Nós justificamos a eles que, com a presença da Polícia Federal e do Exército, seriam evitadas muitas confusões e constantes operações, já que o trabalho seria constante”, declarou, ao Só Notícias.
O prédio para funcionamento da delegacia já foi viabilizado pela prefeitura, no ano passado, durante visita de superintendentes da corporação em Sinop. Inicialmente, o projeto era para destinação de dois delegados, dois escrivães e aproximadamente 15 agentes para a unidade. Dentre outras atribuições da PF, está o combate ao tráfico de drogas.
Desde 2006, o município conta com uma subsecção da Justiça Federal, porém, problemas complexos envolvendo reservas indígenas, questões ambientais, contrabando, tráfico de drogas e armas, entre outros, dependem da atuação de Cuiabá.