Mais de 700 consumidores iniciam o ano com o nome “sujo” nos sistemas de crédito em Sorriso. O balanço do mês de janeiro, da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), aponta registro de 716 inclusões na lista negra do crédito. Cerca de 568 conseguiram regularizar as pendências do ano anterior e restabeleceram o crédito.
As consultas, feitas pelos comerciantes para saber se os clientes estão com o nome limpo no SPC, Serasa e outros, demonstram boa procura nas vendas a prazo, no mês passado. Foram feitas 1005 consultas locais, 1.363 consultas ao Serasa e 2.174 consultas ao sistema Pefin, entre outras modalidades.
No mês de dezembro, foram 415 inclusões e 819 regularizações. Muitos consumidores aproveitaram o décimo terceiro para entrar no novo ano sem dívidas. Em todo o ano de 2007, foram registradas 7.433 inclusões nas listas negras do crédito por atraso nos pagamentos de parcelas. Mas também foram registradas 7.887 regularizações, procedimentos feitos quando os consumidores conseguem saldar dívidas nas empresas onde compraram.