As ministras de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, do Planejamento, Mirian Belchior, e o governador Silval Barbosa se reunirm, pela manhã, com prefeitos mato-grossenses, em encontro estadual, em Cuiabá. Foi anunciada a criação do Fórum de Gestores Federais de Mato Grosso para agilizar a troca de informações entre Municípos, Estados e União. O evento é realizado pelo Governo Federal em parceria com o de Mato Grosso Ideli Salvatti, enfatizou que a criação do Fórum vai possibilitar que diversas questões sejam resolvidas sem que os prefeitos precisem se deslocar a Brasília. “Estamos aqui para informar e deixar uma estrutura para Mato Grosso. Queremos fazer com que esta parceria entre governo Federal e prefeituras seja mais harmônica”, afirmou.
O objetivo do encontro é orientar prefeitos na realização de projetos para acessar os recursos do Governo Federal, sobretudo orientar os novos gestores sobre os programas, ações e financiamentos disponíveis para as cidades. Segundo o governador Silval Barbosa, durante o encontro de hoje busca gerar muitas oportunidades para os municípios. “Os prefeitos terão suporte para alcançar os recursos como o PAC, infraestrutura e educação”, explicou.
Para o prefeito de Primavera do Leste, Érico Piana, o encontro é fundamental no auxílio para a captação de recursos.” É muito importante recebermos estas informações para conseguir recursos e deste modo resolver problemas e oferecer melhor qualidade de vida para população”, afirmou.
No encontro serão repassadas as principais políticas públicas do governo federal, que também já foram apresentadas no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado no mês de janeiro. Mato Grosso é o quarto Estado a receber a programação Estadual.
Além das palestras, os principais ministérios do Governo Federal farão atendimento individual para esclarecer as dúvidas de cada município. As pastas presentes são: Saúde (Funasa), Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pesca e Aquicultura, Turismo e Planejamento, Orçamento e Gestão.