quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Ministério Público manda prefeito retirar nome de deputado em obras no Nortão

PUBLICIDADE

O prefeito do município de Tabaporã (250 km de Sinop), Paulo Rogério Riva, foi notificado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso a alterar no prazo de 30 dias toda e qualquer denominação de bem público municipal que tenha sido designado com nome de pessoa viva. A notificação foi feita após constatação de que o ginásio de esporte do município leva o nome do deputado estadual e irmão do prefeito, José Geraldo Riva.

“A homenagem a pessoa viva, influente politicamente e de parentesco tão próximo do detentor do poder público municipal, assume foros de ilicitude jurídica, na medida em que fere os princípios da impessoalidade, da isonomia, e da moralidade da administração, esculpidos no artigo 37 da Constituição Federal”, ressaltou o autor da notificação, promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto.

No documento, o representante do Ministério Público também recomenda ao prefeito que remova toda e qualquer placa indicativa de realização de obra pública que relacione nomes dos agentes públicos municipais. A notificação foi expedida no dia 19 de abril.

Em Cuiabá, o Ministério Público também já agiu com intuito de evitar homenagens a pessoas vivas. Em fevereiro do ano passado, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público propôs ação civil pública, por ato de improbidade administrativa, contra o ex-prefeito Roberto França Auad. Ele foi acusado de se autopromover às custas do erário público, ao denominar o ginásio poliesportivo do CPA I em “Estádio Robertão”.

Após a intervenção do Ministério Público, o ex-prefeito decidiu alterar o nome do ginásio para “Verdinho”. Em 2003, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Várzea Grande também propôs ação civil pública pelo mesmo motivo contra o então prefeito da cidade, Jaime Campos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE