
O procurador-geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo, destaca que já manteve contato com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e está confiante que as investigações terão a agilidade e a transparência que a sociedade mato-grossense espera. A reportagem apurou que uma equipe do MP já esteve em Brasília para iniciar as conversas com os procuradores no sentido de obter as informações a respeito dos acordos, classificados pelo ministro do STF, Luiz Fux, responsável pela homologação dos termos, como “monstruosos”.
Curvo afirmou que o material entregue pelos colaboradores embasará investigações existentes e ensejará a abertura de outros procedimentos, medidas que seguramente serão tomadas pelo MP. “As imagens veiculadas pelos meios de comunicação apontam indícios fortíssimos de corrupção. A sociedade mato-grossense pode ficar tranquila que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, dentro de sua atribuição, não se furtará em adotar as medidas cabíveis. Não nos contentaremos apenas com as provas já apresentadas e iremos a fundo nesta investigação para que todos os envolvidos sejam punidos de forma exemplar”, assegurou.
O procurador-geral de Justiça enfatizou que, por enquanto, o MP não pode adotar nenhuma medida nesse caso até que ocorra o fatiamento da investigação, já que no rol de acusados existem pessoas com foro privilegiado. Lembrou, no entanto, que a delação do ex-governador é resultado do trabalho incansável da instituição que o manteve preso, junto com os seus comparsas, por quase dois anos, até a celebração do acordo. Silval foi preso no dia 17 de setembro de 2015 e deixou a prisão em junho de 2017, após confessar diversos crimes e entregar quase R$ 50 milhões em bens para o ressarcimento dos cofres públicos.
Até o momento, o ministro Luiz Fux autorizou a abertura de investigação, no âmbito do STF, contra 34 pessoas, após pedido da PGR, com base nas delações. A expectativa é que apenas após o avanço destas investigações haja o fatiamento, ou seja, o envio dos materiais para as instâncias correspondentes.


