PUBLICIDADE

Ministério confirma análise preliminar para pedido de duplicação da BR-163 de Sinop ao Pará

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

O Ministério dos Transportes confirmou, ao Só Notícias, que está em análise preliminar o pedido de duplicação de um trecho de aproximadamente 1 mil quilômetros entre Sinop e Miritituba, no Pará. A obra não constava no contrato de concessão assinado em 2022 e a solicitação para executar a duplicaçõa foi feita pela concessionária que administra o trecho.

O Ministério explicou, em nota encaminhada ao Só Notícias, que a Via Brasil apresentou “proposta de otimização e readaptação do contrato”, nos termos de uma portaria publicada no ano passado pelo governo federal. O documento estabeleceu novas regras para remodelagem de contratos de concessões rodoviárias. A proposta feita pela concessionária contempla a duplicação.

Além do Ministério dos Transportes, o pedido de remodelagem de contrato de concessão com a Via Brasil passará por análise também da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

No ano passado, conforme Só Notícias já informou, o governador Mauro Mendes se reuniu com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pediu recursos para duplicar a BR-163, de Sinop e a divisa com o Pará (cerca de 280 km). O tráfego nesse trecho aumentou muito nos últimos anos com milhares de carretas transportando soja, milho, carne, madeira até o porto em Miritituba.

Em novembro, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), disse que o governo federal prioriza a duplicação da rodovia. “Estamos trabalhando para destravar, com a otimização dos contratos, a duplicação de Sinop até Miritituba, no Pará, para facilitar o escoamento da produção em Mato Grosso, que é o Estado que mais cresce em produção no país”, declarou Renan, na ocasião.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE