PUBLICIDADE

Ministério autoriza operação da Zona de Processamento de Exportação em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres (a 220 km de Cuiabá) recebeu autorização, ontem, do ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para iniciar as operações, que passa a ser a terceira ZPE ativa do Brasil. A construção foi retomada por decisão do governador Mauro Mendes, em 2020, aposso anos parada, com investimento de R$ 16 milhões. No início de julho, o espaço foi vistoriado pelo Conselho Nacional de ZPEs, que também analisou as documentações para o funcionamento da ZPE.

Agora, o conselho ainda analisa quatro propostas para instalação de empresas na Zona de Processamento em Cáceres. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, as propostas devem ser analisadas pelo Conselho no mês de agosto e a expectativa do Governo é inaugurar a ZPE com as propostas já analisadas pelo Conselho.

“Queremos inaugurar a ZPE já com a liberação para funcionamento da TRC, que já está instalada lá. Nossa expectativa é que, na inauguração, todos os projetos já estejam analisados”, afirma o secretário.

A Zona de Processamento de Cáceres tem uma área de aproximadamente 240 hectares, e o projeto foi dividido em cinco módulos, que são os lugares onde as empresas vão se instalar, mais a área administrativa. Ela foi alfandegada pela Receita Federal em um Ato Declaratório no dia 21 de março, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

As ZPEs são distritos industriais incentivados, destinados a sediar empresas orientadas para o mercado externo. As empresas que se instalarem na ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Show do Guns N’ Roses em Cuiabá deve movimentar economia em mais de R$ 400 milhões, estima FCDL

Dados levantados pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas...

Governador entrega 595 novas casas de programa habitacional em MT

Mais 595 novas casas foram entregues pelo governo de...

Guarantã tem mais de 780 aberturas de novas empresas; Peixoto 487

A economia de Guarantã do Norte segue crescendo e,...

Empresas de Sorriso oferecem 170 vagas para consultores, vendedores e outros setores

Empresas e indústrias sediadas na capital do agronegócio, contratantes...
PUBLICIDADE