Amanhã, será realizada em Sinop uma audiência pública para apresentar o balanço da administração municipal no último quadrimestre. Logo após será feita outra audiência para debate da proposta orçamentária do ano que vem. Técnicos da prefeitura farão a apresentação do plano do cumprimento das metas fiscais referente ao segundo quadrimestre de 2006 que devem estar conforme o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
A audiência é às 16 horas no plenário da câmara. Só Notícias apurou junto à Secretaria de Finanças que no primeiro quadrimestre do ano a queda na arrecadação municipal foi 6%, quando deixaram de entrar nos cofres públicos cerca de R$ 600 mil por mês. Como a tendência era de uma queda ainda maior no segundo quadrimestre, fica a expectativa sobre os números a serem apresentados amanhã, durante a audiência.
A crise no setor agrícola e no setor madeireiro afetaram diversos segmentos econômicos da região, inclusive a arrecadação municipal. Os números de demissões nas indústrias madeireiras, no ano passado, chegaram a 10 mil. A projeção do setor é de reaquecimento, com novas contratações e registro de aumento nas vendas.
Já o orçamento previsto para 2007, está na ordem de R$124 milhões. Os estudos para definição da previsão da receita para o exercício de 2007 observaram as alterações da legislação tributária, incentivos fiscais autorizados, a inflação do período, o crescimento econômico e vegetativo, qualquer outro fator relevante, sua evolução nos últimos três exercícios, a projeção para os dois seguintes e a arrecadação até o mês de julho de 2006.