PUBLICIDADE

Meta do governo do Estado é fortalecer gestão ambiental integrada

PUBLICIDADE

O Governo de Mato Grosso deu mais um passo para consolidar a gestão integrada de Política Ambiental no Estado. O governador Blairo Maggi, a vice-governadora Iraci França e todo o secretariado, debateu o modelo de gestão desenvolvido no Estado de Minas Gerais, considerado um dos melhores do país na área de Meio ambiente, durante uma reunião de trabalho, na Secretaria de Estado de Meio ambiente (Sema), nesta segunda-feira.

O governador e seu staff assistiram à palestra do secretário de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais e ex-ministro, José Carlos Carvalho. Durante mais de duas horas eles debateram os principais problemas da política ambiental brasileira e as ações desenvolvidas naquele Estado.

“O que o senhor falou hoje veio ao encontro do nosso pensamento. Queremos um controle ambiental eficiente, mas também buscamos desenvolvimento para nosso Estado”, observou o governador ao final da palestra de Carvalho. O secretário mineiro salientou que a política de controle do uso predatório da natureza é necessária, mas não é suficiente. “É fundamental que nossas políticas ambientais considerem as iniciativas de desenvolvimento sustentável”, argumentou.

José Carlos Carvalho citou o desenvolvimento de Mato Groso baseado na agricultura e o de Minas Gerais, cuja a base está na geração de energia. “Tradicionalmente, tratamos o uso predatório dos recursos naturais como um problema ambiental, mas não como um problema econômico. Isso é um erro, pois é muito mais um problema econômico”, avaliou Carvalho, salientando a necessidade do governo trabalhar a política ambiental de forma transversal, envolvendo todas as pastas.

“Desde o início orientamos para que todos os secretários trabalhem com a transversalidade. Todos são responsáveis pela área do Meio ambiente”, observou Maggi.

O secretário de Minas Gerais frisou que em seu estado a transversalidade é resultado da implementação de núcleos ambientais em todas as secretarias. Ele também destacou a avaliação feita pela Universidade Federal do Rio Janeiro, que estuda o sistema energético e de transporte rodoviário.

De acordo com o secretário de Meio ambiente, Marcos Machado, a parceria institucional com Minas Gerais vai fortalecer ainda mais a política ambiental daqui. “Mato Grosso vai absorver essa experiência. Mas a nossa intenção vai além. O secretário José Carlos foi ministro e está à frente da pasta pela segunda vez. Tem uma visão importante. É um secretário que tem carta branca do governador Aécio Neves para articular e integrar o Estado com a política ambiental em todas as áreas, e é esse o desejo do governador Blairo Maggi. Nós entendemos que isso vai acontecer a partir dessa reunião”, explicou Machado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE