Os treinamentos de mais de 880 mesários, convocados para trabalharem no pleito do dia 7 de outubro, estão acontecendo desde o dia 31 de agosto, em Sinop, no Tribunal do Júri no Fórum da Comarca e na antiga sede da câmara. Chefes e representantes da 22ª e da 32ª zonas eleitorais participam dos trabalhos.
"Noções básicas de como auxiliar o eleitor no dia de votação, o que pode ser feito durante, o que é expressamente proibido, como proceder em diversas situações adversas, enfim, todos estão sendo treinados do mesmo modo, independente do cargo que irão ocupar. Além de que eles foram treinados na prática já. As urnas chegaram e eles aprenderam a fazer o manuseio delas", informou a chefe do cartório da 22ª zona eleitoral, Lilian Carvalho Jorge da Cunha.
Na 22ª, dos 381 mesários convocados, 85% compareceram aos dias de treinamentos, que se encerram hoje. Segundo a chefe do cartório, será preciso elaborar mais um dia de treinamento, mais próximo da data das eleições, para aqueles mesários que não puderam comparecer. "Para aquela pessoa que foi convocada e não sabia dos treinamentos, é só comparecer a 22ª zona eleitoral, para fazer um recadastramento e ser encaixado em uma última aula", concluiu Lilian.
Já na 32ª, os treinamentos começaram na segunda-feira (3). Cerca de 500 mesários se revezaram em dois turnos. Para o chefe do cartório, Valdiney Rondon, o principal objetivo desses treinamentos é passar noções de ética para que não haja nenhum nervosismo no ato do voto. "Passamos as atribuições de todos os cargos, como deve ser exercido, os cuidados, as estratégias, se houver algum eleitor mais nervoso e preocupado, como lidar com ele. Nossa missão é realmente fazer com que nada dê errado", pontuou.
Valdiney ainda ressaltou, que na 32ª zona dois portadores de necessidades especiais estarão ajudando como mesários também. "O que vale a pena ressaltar, é que os dois deficientes (um cadeirante e um com problemas nas articulações), vieram porque estavam interessados. Eles poderiam recorrer e não trabalharem, nem realizarem os treinamentos, mas quiseram participar e foram super ágeis. Os dois serão um brilho a mais no pleito, provando que todos somos iguais", concluiu Vanderley.
Atualmente, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sinop possui 79,7 mil eleitores. Conforme Só Notícias já informou, foi uma das cidades do estado que mais houve aumento no número de eleitores, cerca de 14%, entre a eleição de 2008 e a que será realizada este ano.