As 204 pessoas de Nova Mutum, convocadas pela justiça eleitoral de Diamantino, para trabalharem nas eleições deste ano, nas 51 sessões eleitorais do município, serão treinadas na quarta-feira (8). Será realizado no auditório da câmara. A primeira turma receberá as instruções a partidas às 8h, e a segunda, a partir das 14h. Cada uma das sessões eleitorais exige o envolvimento de 4 pessoas, sendo presidente, dois mesários e secretário. Além de colaborar com o processo democrático, a lei assegura dois dias de folga para cada dia trabalhado no processo, sendo considerado inclusive o dia de treinamento.
Representantes da 7ª zona eleitoral estiveram reunidos com representantes de coligações do município para discutir a elaboração do roteiro para o transporte de eleitores da zona rural. "Vamos elaborar um roteiro mais amplo possível, divulgando ele com bastante antecedência. Nossa ideia é de que sejam disponibilizadas entre 25 e 30 rotas", disse Luiz Gustavo Ronko, técnico eleitoral.
O transporte de eleitores, em veículos não cadastrados pela justiça, é considerado irregular, configura crime eleitoral, podendo resultar em 4 anos de reclusão mais multa. "Equipara-se a compra de votos", disse Luiz Gustavo. Nova reunião com as coligações deve acontecer nos próximos dias para finalizar os roteiros. Nova Mutum vai contar com 18.125 eleitores nas eleições deste ano.