Os vereadores mirins elegeram na última quarta-feira a nova mesa diretora. De comum acordo, os parlamentares apresentaram apenas uma chapa encabeçada pelo ex-presidente da Câmara Mirim, Jhone Rodrigues. A eleição foi realizada logo após a solenidade de diplomação (titulares e suplentes) e posse dos novos vereadores. Também fazem parte da mesa, Guilherme Martinez Garcia, eleito vice-presidente, Kamila Huck, primeiro secretário e Renata Caroline Nogueira Rücker, segundo secretário.
De acordo com Jhone, a decisão em ser novamente presidente foi tomada em conjunto com todos os vereadores. Ele é o vereador mais velho, 15 anos, e a experiência da administração passada também pesou para a reeleição. “Como fui presidente na legislatura passada tenho mais conhecimento que os outros que estão entrando agora. Aqui todos têm capacidade para ocupar a presidência, mas a experiência ajudou para que eu fosse indicado novamente”, explicou. “Como este é meu último ano de mandato, quero fechar meu trabalho com chave de ouro”, observou referindo-se ao trabalho que pretende desenvolver em 2006.
Bom trabalho também pretende desenvolver o vereador Pedro Henrique de Araújo. Esta é a primeira vez que ele participa da Câmara Mirim e disse que vai ser um vereador de Sinop. “Vou trabalhar para as escolas, mas, principalmente para toda a população. Temos que trabalhar para melhorar a nossa cidade e é isso que pretendo fazer aqui”, declarou.
Este ano a composição do parlamento mirim está equilibrada. Metade das vagas são ocupadas pelas meninas, uma a mais que em 2005. O parlamento mirim também está renovado, apenas Jhone e Caroline, que participaram da Câmara Mirim no ano passado, estão entre os dez titulares. Boa parte dos vereadores titulares, em 2005, era suplente e tem a chance de estar entre os titulares.
Também fazem parte da Câmara Mirim Aline Baldissera, Zaíne Carla da Silva, Talita Francieli Silva Soares, Keli Vanessa Falcoski, Garcia, Fernando Bellincanta Begnini, e os suplentes Ana Carolina Teixeira, Bruna Cristina Ribeiro Anastácio, Ricardo Cândido da Silva, Marcelo Sonttag, Ingrid Nunes Cruz, Jéssica Aparecida Alves, Cleiton da Silva, Ravelli Souza dos Santos, Marlon Araújo Feri e Eliziane Melissa de Moura.
No dia 22 deste mês, acontece a primeira sessão na qual os vereadores irão votar o calendário legislativo de 2006. Estão previstas 16 reuniões, sendo nove de trabalho legislativo e sete palestras. Serão dois encontros por mês, uma sessão e uma palestra que irá tratar sobre assuntos direcionados aos adolescentes, já que somente alunos entre 12 e 15 anos podem participar da Câmara Mirim. Esta é a terceira legislatura formada desde a implantação do projeto de lei apresentado pela vereadora Cleuza Navarini (PTB) em 2003.