quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministério desbloqueia R$ 34 milhões do orçamento da UFMT, diz reitora

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/arquivo)

O Ministério da Educação (MEC) desbloqueou R$ 34 milhões previstos no orçamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para 2019. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira, pela assessoria da instituição. O bloqueio de 30% das verbas para despesas discricionárias de todas as universidades públicas federais no país foi anunciado pela pasta em abril. Segundo a reitora Myrian Serra, o desbloqueio das verbas só ocorreu por conta mobilização “de reitores das universidades públicas brasileiras, da comunidade acadêmica e da sociedade, com manifestações nos campi universitários, ruas e praças do Estado, nos dias 15 e 30 de maio. Soma-se a isso, a articulação com a bancada federal de Mato Grosso”.

Em nota divulgada pela assessoria da UFMT, a reitora ressaltou a necessidade de o Ministério da Educação (MEC) em repassar os recursos financeiros imprescindíveis para a execução do planejamento das atividades previstas para o exercício de 2019. Destacou também a importância das mobilizações em defesa da educação pública e do “apoio suprapartidário dos parlamentares mato-grossenses que se empenharam na reversão do bloqueio de recursos da UFMT”.

Além das reuniões com os deputados federais, a reitora participou de audiências públicas na Comissão de Educação da Câmara Federal e do Senado, e da audiência da bancada federal de Mato Grosso com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Por causa do contingenciamento, diversos protestos foram realizados em cidades brasileiras. Em maio, a reitora classificou o bloqueio como “retrocesso inimaginável”. Na ocasião, ela informou que a UFMT tem 113 cursos de graduação, sendo 108 presenciais e 5 na modalidade a distância (EaD), em 33 cidades mato-grossenses: 5 Câmpus e 28 polos de EaD”, além de 66 programas de pós-graduação: mestrado e doutorado. No total, são 25,4 mil alunos atendidos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE