sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Mauro pede a ministro do TCU para renovar outorga e ferrovia ‘chegar’ a Mato Grosso para escoar 100 milhões de toneladas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O governador Mauro Mendes afirmou, hoje, que a renovação das outorgas que permitirão a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), se for aprovada pelo Tribunal de Contas da União, ajudará Mato Grosso a escoar mais de 100 milhões de toneladas nos próximos anos. O posicionamento foi manifestado em videoconferência com o ministro Bruno Dantas, relator do pedido da renovação das concessões.

Caso o TCU aprove a solicitação, a próxima etapa da FICO será com trilhos ligando Mara Rosa (GO) a Água Boa, na região Araguaia em Mato Grosso, com 383 km, “que deverá ser atendida com a chegada dessa ferrovia e é predominantemente de Cerrado, fora da Floresta Amazônica. É uma região que cresceu na pecuária extensiva. Já temos muitas áreas abertas, de muitos e muitos anos. De cinco anos para cá começou a entrar a Agricultura. A região tem um potencial gigante de crescimento. Podemos produzir em torno de 30 milhões de toneladas nos próximos cinco, dez anos. Seria um fenômeno. Hoje Mato Grosso produz 70 milhões, então com mais 30 milhões poderíamos romper a casa dos 100 milhões de toneladas”, explicou o governador, através da assessoria.

Na segunda etapa de obras, a previsão é que sejam feitos 518 km de Água Boa até Lucas do Rio Verde, com construção de um terminal de cargas e os trilhos passando por mais 15 cidades da região e 740 quilômetros até Porto Velho em Rondônia.

Mauro destacou que é fundamental ter uma infraestrutura e logística adequada para transportar esse volume de produção aos mercados interno e externo. “Esse investimento na renovação antecipada das outorgas é extremamente relevante e altamente estratégico para o Brasil e vai trazer grandes retornos para o país. Temos commodities minerais na região e de alimentos naquela área. Então investir nesse setor vai trazer grandes benefícios para a economia de Mato Grosso e também para a economia do país, que passa hoje por dificuldades”, citou.

Para o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, a construção da FICO representará um novo marco no desenvolvimento econômico de Mato Grosso. “Ter uma estrutura como essa para o escoamento de grãos na região, sem sombra de dúvida, vai fomentar a expansão da produção e dos investimentos. Na prática, é mais emprego para a população e também mais arrecadação, que resulta em serviços públicos melhores”, destacou.

Também participaram da videconferência os senadores Wellington Fagundes e Jayme Campos  e os deputados federais Neri Geller, Nelson Barbudo e Rosa Neide.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE