Política

Mauro Mendes recebe ativista de direitos dos animais para discutir ações no Pantanal

O governador Mauro Mendes (DEM) vai se reunir, nesta sexta-feira, com a jornalista e ativista dos direitos dos animais Luísa Mell. A reunião será no Palácio Paiaguás e foi confirmada, há pouco, pela assessoria. Estão em pauta as ações em defesa dos animais atingidos pelos incêndios florestais no Pantanal.

Segundo a assessoria, Mauro vai apresentar para a ativista o Plano de Ação contra o Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais, que tem sido executado desde março em Mato Grosso, e os investimentos já realizados para o resgate e tratamento dos animais atingidos pelos incêndios. O gestor também pretende ouvir as contribuições de Luisa Mell.

A jornalista, que tem 3,5 milhões de seguidores no Instagram, fez um vídeo, há três dias, pedindo para que o governador a recebesse. No material publicado nas redes sociais, a ativista apresenta uma proposta de plano em fases para o problema dos incêndios e destruição do Pantanal.

A proposta inclui o fortalecimento do atendimento de animais feridos, com distribuição de água e alimentos para os que sobreviveram às queimadas, investimentos em infraestrutura, como obras em pontes e ampliação da comunicação da área por parte das empresas de telefonia, e investimentos em estudos sobre a condição do solo afetado pelas queimadas.

O Pantanal registra o maior número de incêndios da história em 2020. Até agora, foram mais de 16 mil focos contabilizados, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A região também enfrentou seu maior período de estiagem em 47 anos. Os incêndios destruíram 85% do Parque Estadual Encontro das Águas, que é um refúgio de onças-pintadas. O Inpe aponta que o bioma perdeu 12% de sua vegetação.

Só Notícias/Herbert de Souza (foto: divulgação/arquivo)