Uma das principais lideranças políticas de Mato Grosso, o senador licenciado e atual ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), avalia que o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), é uma das melhores opções do quadro político para concorrer ao governo de Mato Grosso.
No entanto, sua participação na disputa está associada ao desempenho do governador Pedro Taques (PSDB) até o primeiro semestre de 2018, quando encerra a data prevista pela legislação eleitoral para os partidos oficializarem suas candidaturas.
“O que o Mauro Mendes vai disputar depende muito das circunstâncias. O governador Pedro Taques tem direito à reeleição e certamente vai tentar buscar essa reeleição. E se o governador estiver em condições com chances reais de ganhar uma reeleição, eu acho que muitos devem desistir dos seus projetos e o Mauro leve isto em consideração”.
Por outro lado, se o cenário político dificultar as chances de reeleição, Blairo avalia que Mauro Mendes é o sucessor natural de Taques na disputa ao Executivo. “Se o governador chegar no final do mandato com dificuldades de gestão que hoje se apresentam no Estado e que são de irresponsabilidade de parte da administração e parte da crise econômica que enfrentamos, não só o Mauro Mendes, mas outros nomes vão querer disputar. Daqui para frente, o projeto de concorrer ao governador está muito ligado ao desempenho do atual governo”.
O nome do prefeito Mauro Mendes para a disputa ao governo do Estado é bastante defendido pela cúpula do PSB e parte da militância descontente com os rumos da atual gestão estadual.
Mesmo com popularidade na margem de 80%, o prefeito desistiu de disputar a reeleição alegando questões de foro íntimo e também a necessidade de retomar a administração da empresa Bimetal, de sua propriedade, que compõe o grupo Bipar e está em recuperação judicial.
Sem mandato eletivo a partir de 2017, Mendes já avisou que não deixará a política, mas vai dedicar a maior parte do seu tempo aos negócios e a família.