O governador Mauro Mendes entregou, esta tarde, ao presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli e ao relator Valter Albano, balanço das contas de 2021 de seu governo e destacou os “robustos investimentos” do Estado, em todas as áreas. “O governo tem demonstrado um programa muito forte de ajuste fiscal. Saímos de uma classificação C para A no Tesouro Nacional. E mais do que melhorar indicadores, estamos melhorando os investimentos e devolvendo à sociedade aquilo que é pago em impostos. Investimos 15% da receita em investimentos: obras na Infraestrutura, Educação, Segurança e em todas as áreas. O que nós podemos dizer é que existe uma excelente evolução no Estado e temos muito ainda a melhorar”, afirmou Mauro.
O presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli, declarou que a análise do tribunal será técnica sobre as contas, mas que os resultados em obras e ações “são visíveis”. “O resultado em forma de obras físicas é expressivo. A sociedade acompanha e nós também. Agora nós vamos verificar a aplicação devida dos recursos. Nos anos anteriores o governador apresentou dados compatíveis e os resultados financeiros são visíveis”, disse o presidente.
O secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, que estava na secretaria de Fazenda ano passado e comandando as finanças, mencionou que o Estado novamente fechou as contas “no azul” e, com isso, tem conseguido aplicar ainda mais recursos naquilo que importa ao cidadão. “Tivemos um resultado orçamentário superavitário, ou seja, que gerou receita para aplicar agora em 2022 na ordem de R$ 2 bilhões. Colocamos quase R$ 1,6 bilhão na Infraestrutura em obras de pavimentação, temos projetos de 4 hospitais regionais e outros dois em Cuiabá, e investimentos em todas as áreas. Cada centavo arrecadado está sendo aplicado para a sociedade”, finalizou.