quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Mauro Carvalho diz que liminar de ministra para governo de MT fazer empréstimo é um alívio

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Só Notícias/Diego Oliveira/arquivo)

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, comemorou a autorização para que o governo federal avalize a contratação do empréstimo de U$ 250 milhões junto ao Banco Mundial para quitar dívida do mesmo valor com o Bank Of América. Conforme Só Notícias já informou, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, concedeu liminar favorável a Mato Grosso, o que para o secretário, representa “uma vitória muito grande”.

Carvalho se mostrou aliviado e disse acreditar que em setembro não será necessário pagar a parcela de U$ 150 milhões ao Bank Of America e dar um fôlego para as finanças estaduais.

“Realmente foi uma vitória muito grande este deferimento da liminar que nós conseguimos junto à ministra Rosa Weber no STF. Isso, realmente, deu um alívio para o governo e agora vai ser possível o refinanciamento, vamos dizer assim, o escalonamento desta dívida. Em setembro, provavelmente, não teremos aquele pagamento, que eram dois por ano, e agora vai ser mensalmente. Isso, com certeza, vai ajudar muito o equilíbrio financeiro e fiscal do Estado”, declarou.

A decisão da ministra foi contrária à manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU), que tinha parecer contrário ao empréstimo alegando alto risco em razão do não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), principalmente no que se refere aos gastos com a folha de pagamento dos servidores.

Em março, a Assembleia Legislativa aprovou a autorização para o Estado contratar o empréstimo junto ao Banco Mundial. O Governo diz que ter vai alongar a dívida pagando juros mais baratos e com isso aliviar o caixa do Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito encaminha projeto à câmara para abrir seletivo com 140 vagas em Sinop

O prefeito Roberto Dorner encaminhou à câmara de vereadores...

Senadora quer nome de mãe e filhas mortas em Sorriso em lei do cadastro de estupradores

O Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Estupro pode...

Rota prevê duplicar 27 km em Sinop da 163 iniciando 2º semestre e sem desapropriações

A Agência Nacional de Transportes Terrestres realizou, esta tarde,...

Prefeito inaugura pavimentação em Colíder onde foram investidos R$ 5,8 milhões

O prefeito Hemerson Máximo, (Maninho) inaugurou a segunda etapa...
PUBLICIDADE