PUBLICIDADE

Mauro anuncia hoje chamamento para expandir a Ferronorte a Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciará, hoje à tarde, o chamamento público para a construção da Ferrovia Estadual, que vai ligar Rondonópolis a Cuiabá (extensão aproximada de 200 km) e, posteriormente, a Nova Mutum (cerca de 200 km da capital) e Lucas do Rio Verde.

Há poucos dias, o presidente da empresa que detém a concessão da malha, esteve em Mutum e Lucas debatendo com prefeitos e lideranças, a viabilidade da expansão dos trilhos e construção de terminais de cargas e descarga.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas disse que o ministério já assegurou mais de R$ 31 bilhões de investimentos contratados para as ferrovias e serão utilizados na ampliação da malha. “A primeira autorização que vamos dar será a extensão da Ferronorte de Rondonópolis para Lucas do Rio Verde. A agência já está informada disso, colocamos isso como prioridade. Imagino que Lucas vai ser um grande entroncamento ferroviário do Brasil de onde vai nascer a Ferrogrão chegando até Miritituba (PA). A Ferronorte passando por Rondonópolis, Aparecida do Tabuado (MS) onde se liga a malha paulista e a Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) que vai começar em Lucas do Rio Verde e vai terminar em Ilhéus (BA)”, disse na semana passada, durante entrega da 500ª locomotiva fabricada pela indústria nacional, em Contagem (MG),

A Ferronorte, por exemplo, tem a principal base em Rondonópolis (fazendo ligação com São Paulo) e a articulação e levar os trilhos até Cuiabá e em seguida a Lucas. A Ferrogrão, no projeto do governo federal, de companhias do agronegócio, ligará Itaituba (PA) até Sinop (cerca 1,1 mil km) e na segunda etapa a Lucas do Rio Verde (mais 150 km). O governo federal planeja fazer a concessão para a iniciativa privada ainda este ano. Já a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) ligará Água Boa, passando por Lucas do Rio Verde, ao município de Mara Rosa (GO), onde está a Norte-Sul.

A Rumo Logística tem concessão para operar 12 terminais de transbordo e seis portuários, administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE