A prefeitura abriu procedimento licitatório, previsto para dia 24 do mês que vem, tendo como meta a compra de 4,8 mil conjuntos de materiais de apoio escolar a discentes da rede pública, abrangendo o ensino infantil, fundamental e para portadores de necessidades especiais em Matupá (200 quilômetros de Sinop). Serão investidos R$ 707 mil em recursos próprios.
A administração municipal informou, através do edital, que deverão “ampliar o acesso ao ensino para os alunos das escolas municipais”, “possibilitando vivências múltiplas nas atividades pedagógicas, mas que este aprendizado técnico não tenha um fim em si mesmo, ou seja, este processo deve estar envolvido em todo um contexto vivido pelas crianças e adolescentes”.
Além de respeitar os estágios de desenvolvimento de forma igualitária para todo o corpo discente e materiais de cunho padronizado para o ambiente escolar em geral, a licitação almeja dar condições de estudo a alunos em cenários de vulnerabilidade social e econômica, no casos como o de “alunos, crianças e adolescentes cuja as famílias menos favorecidas não tenham recursos para adquirir”.
O materiais deverão ser entregues no prazo de 10 dias, conforme avaliado pela gestão.