domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso assina protocolos com a China em 4 áreas

PUBLICIDADE

O Governo de Mato Grosso assinou nesta quinta-feira três protocolos de intenções para cooperação e intercâmbio com o Governo da Província de Henan, na China, nas áreas da Educação, Comércio, Ciência e Tecnologia. A decisão de intensificar a relação econômica e cultural entre os dois Estados é resultado da viagem feita pela comitiva de Mato Grosso, liderada pelo governador Blairo Maggi, em maio do ano passado à China.

A celebração do acordo foi realizada no gabinete do governador Blairo Maggi, no Palácio Paiaguás.  O documento foi assinado pelo vice-governador da Província de Henan, Jia Lianchao, que veio a Mato Grosso acompanhado dos diretores dos Departamentos das respectivas áreas do acordo, políticos e empresários chineses. “Pelas informações que temos os dois Estados têm semelhanças e pontos a se complementar. Queremos muito reforçar as nossas relações e concretizar alguma coisa”, afirmou o vice-governador de Henan.

O vice-governador propôs novas visitas entre as administrações dos dois Estados para intensificação das relações. O governador Blairo Maggi agradeceu a retribuição da visita da delegação chinesa à Mato Grosso. “Vocês já estão conhecendo a nossa potencialidade e esperamos ser grandes parceiros na área comercial e cultural”, afirmou.

Localizada na região central da China, Henan é o Estado mais populoso do país, com 91 milhões de habitantes. Os registros oficiais de ocupação da Província datam de mais de 605 mil anos. De acordo com o vice-governador, o Estado registrou no ano passado um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 110 bilhões, ocupando o quinto lugar de destaque na economia daquele país. “Desde a abertura econômica a Província de Henan tem tido um crescimento incrível, registrando no ano passado um crescimento de 13%”, informou.

A semelhança com Mato Grosso vem da vocação agrícola do estado chinês, que também se destaca na China como um dos maiores produtores de alimentos. Segundo o vice-governador, a província responde por 10% da produção agrícola chinesa, sendo que os produtos que se destacam são: trigo (ocupando o primeiro lugar no ranking nacional chinês), milho e algodão. Já Mato Grosso é o estado brasileiro maior produtor de soja, algodão e detêm o maior rebanho bovino do país, com 27 milhões de cabeças.

Nestes termos, o acordo para promover a cooperação e intercâmbio no ramo da Ciência e Tecnologia entre os dois Estados terá como foco as pesquisas desenvolvidas nas áreas de agricultura e biotecnologia. “A partir da assinatura desse protocolo de intenções, nós vamos fazer contato com os pesquisadores interessados e aos poucos vamos definindo os convênios específicos, para intercâmbio de pesquisadores e financiamento de projetos em comum”, explicou a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira.

A troca de experiências na área da Educação se dará por meio da formação de grupos de trabalhos. “Nós temos interesse muito grande na área da cooperação educacional internacional, para que possamos fortalecer as informações, os trabalhos com o corpo docente da Secretaria e alunos, como também com pesquisas”, informou a secretária de Estado de Educação (Seduc), Ana Carla Muniz.

Outro acordo foi assinado entre os dois Estados para o fortalecimento das relações comerciais. Entre os membros da delegação chinesa está o empresário He Ke, da Shineway, indústria de processamento de carne que se destaca como sendo uma das maiores do mundo. Durante a reunião com secretários de Estado, o empresário informou que tem projeto para instalar uma indústria de processamento de soja e proteína no Brasil, com capacidade de processar 500 mil toneladas por ano. Segundo o empresário, a princípio a intenção é de instalar em Porto Alegre (RS), com matéria-prima vindo de outros Estados brasileiros, como Mato Grosso. Com as informações recebidas na visita ao Estado, o empresário prometeu aprofundar s discussões sobre o local de instalação.

TURISMO – Por ano saem da Província de Hena para conhecer outros países cerca de 400 mil pessoas. Segundo o vice-governador, o turismo externo é feito a países próximos e que conhecer o Brasil é um dos sonhos dos chineses. No ano passado, o Governo Federal assinou com o governo chinês um acordo em que aquele país reconhece o Brasil como destino turístico. A secretária de Estado de Turismo (Sedtur), Yêda Marli Assis, propôs realizar a visita de operadores do trade turístico de Henan à Mato Grosso. “Para que eles conheçam nossos produtos e organizarmos outros famturs para que os empresários daqui também vão a China, para rodada de negócios”, explicou a secretária.

Durante a celebração dos acordos de cooperação e intercâmbio entre os dois estados, os governadores trocaram presentes de produtos regionais dos respectivos Estados.

Além dos secretários de Estados de Turismo, Ciência e Tecnologia, Educação, também assinou o acordo o secretário adjunto de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, José Epaminondas Matos Conceição. Participou da solenidade o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE