PUBLICIDADE

Maluf consegue apoio de Taques para disputar presidência da Assembleia

PUBLICIDADE

A pouco mais de uma semana do pleito, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) conseguiu apoio do governador Pedro Taques (PDT) para disputar a presidência da mesa diretora da Assembleia Legislativa e as negociações quanto a eleição caminham para a formação de uma chapa de consenso. Emanuel Pinheiro (PR), que vinha se colocando como candidato a presidente, já estaria na disputa pelo cargo de primeiro-secretário no bloco liderado pelo tucano. Isso porque seu companheiro de chapa, o eleito Eduardo Botelho (PSB), teria anunciado oficialmente que desistiu da disputa. A aliança com Maluf, então, seria uma forma de o republicano ainda garantir uma vitória.

Em entrevista, ontem à noite, Emanuel disse acreditar na possibilidade de uma chapa única. Ao contrário do que vem pregando a maioria dos deputados, ele avaliou que uma disputa seria, sim, benéfica a democracia, mas ressaltou que “o consenso nunca pode ser descartado. Aliás, sempre estivemos de portas abertas para isso”, pontuou, falando ainda como candidato a presidente.

Na suposta disputa pela primeira-secretaria, o republicano, no entanto, não estaria sozinho. O páreo contaria ainda com os deputados Ondanir Bortolini, o Nininho, e Mauro Savi, ambos também filiados ao PR, e o peemedebista Romoaldo Júnior.

Savi, que na semana passada já teria recebido um veto de Taques por representar a continuidade da atual gestão do Legislativo, deve ter mais uma reunião com o pedetista antes da eleição. Suas chances de ser o escolhido para comandar a AL ao lado de Maluf ainda seriam pequenas, mas ele contaria com a influencia do senador Blairo Maggi (PR).

Nesta semana, a dupla de republicanos já esteve reunida com Taques. Na oportunidade, Maggi demonstrou seu interesse em ver o correligionário permanecendo no cargo de primeiro-secretário. O governador, por sua vez, teria afirmado que não interferiria no processo.

Romoaldo, que no início do mês já era cotado para substituir Savi na chapa de Maluf, apesar de ter presidido a AL durante quase todo o último biênio, contaria com mais simpatia por parte de Taques e dos parlamentares eleitos pela base governista. Nos bastidores, seu nome é apontado de longa data como aquele capaz de promover a tão desejada chapa de consenso.

Aliado de primeira hora de Savi, ele, no entanto, já avisou que só se candidata se o companheiro recuar por iniciativa própria. A única coisa que o peemedebista confirma é que o PMDB vai lutar por uma vaga na Mesa Diretora, tendo em vista que elegeu três parlamentares e é o partido com a terceira maior bancada da próxima Legislatura ao lado do PSDB, que ocupará o mesmo número de cadeiras.

A candidatura de Nininho também havia sido aventada no início do mês. O deputado republicano, todavia, negou veementemente qualquer interesse em cargos na direção da Assembleia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria retoma licitação para pavimentar rodovia no Nortão

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) retomou...

Secretário diz que município assumirá custeio e manterá atendimento do Samu em Sorriso

A Unidade Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de...

Vereadores cobram Sema para acabar com fuligem que atinge vários bairros em Nova Mutum

Vereadores protocolaram na secretaria estadual de Meio Ambiente, em...
PUBLICIDADE