O instituto Ibope revelou hoje que 42% dos cidadãos pesquisados acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula corre o risco de perder seu mandato contra 48% que não crêem nessa possibilidade. Outros 10% não souberam dizer ou preferiram não opinar. A mais recente pesquisa do instituto foi divulgada há pouco pelo “Jornal Nacional”.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 14 e 18 deste mês em 143 municípios. Dessa base de entrevistados, pelo menos 72% tomaram conhecimento de quaisquer denúncias na última semana.
Segundo os cidadãos ouvidos pelo Ibope, uma parcela de 65% acreditam que o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) deve ser cassado. Jefferson foi praticamente o detonador da pior crise política vivida pelo governo federal e pelo PT em seus 25 anos.
Segundo os resultados da pesquisa, de março para julho, a fatia dos que aprovavam seu governo caiu de 58% para 54%, enquanto a parcela dos que desaprovam subiu de 33% para 38%. O percentual dos que consideravam seu governo entre ótimo/bom caiu de 39% para 36%, enquanto a participação das respostas “regular” ficou estável em 40% e a fatia das respostas ruim/péssimo subiu de 17% para 24%.
O dado mais dramático vem da pergunta sobre o nível de confiança no presidente. O percentual daqueles que diziam confiar no presidente caiu de 60% para 53% entre março e julho, enquanto a parcela dos que diziam não confiar ascendeu de 34% para 42%.
Entre os cidadãos inquiridos pelo Ibope, uma fatia de 14% acredita que o presidente Lula está envolvido nas denúncias de corrupção. Contra seu principal acusador, o percentual para pergunta semelhante é de 65%.
Quanto a imagem do presidente Lula, uma parcela de 40% dos entrevistados afirma que não mudou, enquanto para 5% melhorou muito e 12% melhorou um pouco. Em relação ao PT, para 50% não mudou, enquanto para piorou para 14%.