quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 10,3 mil eleitores sem biometria não poderão votar domingo em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo - atualizada 16:40h)

O Tribunal Regional Eleitoral divulgou que 10.382 eleitores sinopenses que não fizeram cadastramentos estão com os títulos cancelados e, portanto, impedidos de votar nas eleições municipais e suplementar ao Senado Federal, no próximo domingo. O município estava com cerca de 107 mil eleitores inscritos e ficaram aptos a votar 97.934 – quarto maior colégio eleitoral do Estado.

Em Mato Grosso, 168.022 eleitores estão impedidos de votar em decorrência do cadastro biométrico, que estão distribuídos em 34 municípios, de acordo com relatório do TRE. Por outro lado, o Tribunal Superior Eleitoral, através de resolução baixada em abril, suspendeu o efeito de cancelamento dos títulos em 53 cidades do Estado, o que totaliza 116.325 eleitores sem biometria, mas que poderão votar.

O TSE determinou a suspensão por questão de Justiça, já que são cidades cuja revisão com coleta de dados biométricos ocorreu em 2019/2020 e, em razão da pandemia, os eleitores não tiveram a oportunidade para regularizar até maio deste ano, quando o cadastro de eleitores fechou.

No entanto, a determinação do TSE beneficiou apenas eleitores que tiveram o título cancelado por ausência a revisão nas 53 cidades, já os que estão com o título cancelado por outros motivos como, por exemplo, ausência às urnas por 3 eleições consecutivas permanecem com o direito cancelado e não poderão votar.

A lista completa dos municípios onde houve suspensão do efeito de cancelamento pode ser consultada no portal do TRE, assim como a situação individual de cada pessoa, através de dados pessoais como o CPF, número do título e nome completo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE