domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Maggi sugere a ministro uma política sustentável para a Amazônia Legal

PUBLICIDADE

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, esteve reunido hoje à tarde com o ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, quando, entre outras coisas, conversaram sobre questões ambientais e uma política sustentável para a Amazônia Legal.

O ministro pediu a ajuda do governador para a construção de uma agenda positiva para a Amazônia o que, segundo ele, seria possível com o Plano da Amazônia Sustentável (PAS). “Não podemos ter apenas pontos negativos, precisamos transformar o problema em algo positivo Mato Grosso é o Estado para liderar a estratégia da Amazônia sem floresta”, disse.

Blairo Maggi afirmou que o Estado está sempre pronto para somar, no entanto, fez algumas ressalvas quanto a parte de Mato Grosso dentro da Amazônia Legal. “A verdade é que temos uma parte pequena dentro da Amazônia Legal e, portanto, não vivemos o cotidiano daquela realidade. Nos sentimos no limbo do processo”.

O governador expôs ao ministro os problemas que o Estado vem enfrentando na questão do meio ambiente, com relação ao desmatamento e que existe muito preconceito contra o setor produtivo. Ele disse ainda que pode ajudar a defender a Amazônia Legal, pois Mato Grosso é potencialmente agrícola, mas que quer trazer para a legalidade as propriedades que hoje estão na lista negra do Governo Federal.

“Não vamos fugir do debate, porém, quero respeito para o povo que está trabalhando. Da forma que as coisas estão postas hoje, se forma um ciclo vicioso, onde nada pode ser regularizado porque sempre falta algo”, afirmou Maggi.

Ele lembrou a Roberto Unger que ainda está aguardando por uma solução na questão dos números do desmatamento em Mato Grosso, números esses que o governador contesta, embasada em um relatório feito em campo por técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). “A Embrapa está arbitrando essa questão e esperamos uma reunião para o próximo dia 13, onde o tema será mais uma vez discutido”.

Blairo Maggi participa nesta quinta-feira do lançamento do Plano da Amazônia Sustentável. O evento acontece às 11h30 no Palácio do Planalto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso e mais 3 Estados irão fechar 2024 no ‘azul’, aponta federação

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...
PUBLICIDADE