A Polícia Federal em Joinville (SC) deflagrou hoje a Operação Camaleão, com o objetivo de desarticular grupo criminoso que praticava tráfico internacional de cocaína e a distribuição da droga no município de Joinville e região. Foram oito mandados de prisão temporária e doze mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Houve prisões em Cáceres, Pontes e Lacerda, além de Joinville e Itajaí (SC) e Fortaleza (CE)
Durante as buscas foram apreendidos cerca de 5 quilos de cocaína, armas e cerca de R$ 45 mil em dinheiro, além de vários cheques.
As investigações duraram aproximadamente oito meses, e resultaram na identificação de indivíduos que agiam na introdução da droga proveniente da Bolívia, seguido do transporte para diversos pontos do território nacional, em especial para a região de Joinville, onde era encaminhada para distribuidores, responsáveis pelo fornecimento para os traficantes de menor porte, visando abastecer as chamadas “bocas de fumo”.
Foi detectado que o financiamento e comando da atividade em Joinville estavam a cargo de um advogado criminalista, que contava com o apoio de outras pessoas que gerenciavam a distribuição da droga. Os gerentes recrutavam laranjas para buscar a droga junto ao fornecedor em Mato Grosso, bem como distribuidores que efetuavam o comércio em menor escala nesta cidade.
Estima-se que o grupo movimentava aproximadamente 40 quilos de pasta base de cocaína por mês. No transcorrer da investigação foram apreendidas cargas de entorpecentes relacionadas ao grupo em Joinville (aproximadamente 21 kg); em Ponta Porã (MS) (3,5kg) e em Campo Verde (MT) (20 kg).
Dentre os investigados, quatro já tinham antecedentes e haviam sido condenadas pelo crime de tráfico ilícito de entorpecentes. Todos serão indiciados nos artigos 33 (tráfico de drogas), 35 (associação para o tráfico), 36 (financiamento do tráfico) e 40, inciso I (transnacionalidade) da Lei Federal nº 11.343/06, informa a assessoria da Polícia Federal.