sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Maggi anuncia aumento do orçamento do Turismo em 2006

PUBLICIDADE

Em virtude do amplo trabalho de divulgação, fomento e estruturação, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), o setor turístico em Mato Grosso registrou nos últimos seis meses um crescimento de 24%. A vitória é também comemorada pelo trade do setor mato-grossense e também nacional com o anúncio pelo governador Blairo Maggi, ontem, em Cuiabá, de que a Pasta receberá um incremento na receita orçamentária para 2006.

O anúncio do governador ocorreu durante a homenagem por ele recebida do Clube Feijão Amigo e da Federação Nacional do Turismo (Fenactur) uma associação de reúne empresários e operadores do turismo nacional e destaca as personalidades públicas que trabalham e incentivam as atividades turísticas em seus estados.

A secretária de Estado de Turismo, Yêda Marli de Assis, também foi homenageada. Ela destacou o crescimento do turismo em Mato Grosso como uma vitória de todos os envolvidos no processo de fortalecer as atividades, a exemplo dos projetos de qualificação e capacitação para cerca de três mil trabalhadores do setor, incentivando não somente turismo, como trabalhando a profissionalização e agregando valor; a divulgação das potencialidades do Estado em diversos eventos ligados aos segmentos turísticos e dos investimentos feitos pelo Governo em divulgação, via convênio assinado no ano passado com a Fundação Pantanal Convention & Visitors Bureau.

“Quando o Governo investe em promoção e divulgação, e valoriza seu patrimônio, dá uma grande contribuição ao turismo e, conseqüentemente, melhora a qualidade de vida da sociedade”, ressaltou Yêda, destacando ainda que o Ministério do Turismo tem utilizado Mato Grosso como referência no planejamento estratégico para a promoção do turismo e ampliação dos roteiros e destinos.

“Estamos presentes com projetos e realizações da Sedtur em 96 dos 141 Municípios mato-grossenses. Essa é uma demonstração de que o Estado tem um amplo potencial e apresenta um dos mercados mais promissores dentre todos os setores econômicos, que deve cada vez mais ser trabalhado com profissionalização, inovação e criatividade. As ações do Governo não estão restritas a conhecer internamente o setor, mas a mostrar a qualidade dos produtos que temos aqui”, destacou.

O presidente da Fenactur e do Clube do Feijão Amigo, Michel Tuma Ness, destacou a ação como mais um fator de incentivo ao turismo mato-grossense e à promoção das atividades ligadas ao setor. “Temos que promover nosso turismo dentro do próprio País, dando impulso às atrações dentro de Estados com um rico potencial como Mato Grosso, uma vez que essa atividade é, na atualidade, uma das que mais gera rendas e divisas”, avaliou.

REGIONALIZAÇÃO – O esforço contínuo e articulado para estruturação e descentralização das políticas públicas para promoção, e a divulgação de novos produtos e destinos turísticos, estão entre as metas projetadas no Programa de Regionalização do Turismo “Roteiros Brasil”.

Mato Grosso integra o projeto Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo, do qual fazem parte, já na primeira etapa, 31 Municípios que apresentam vocação turística. O programa tem como principal política dar foco em novas opções do setor, principalmente naquelas regiões com potencial, mas ainda pouco divulgadas, e fomentar as atividades inter-relacionadas, buscando agregar valores adicionais aos produtos de forma a torná-los competitivos para atração do mercado, em especial o internacional.

O programa pretende, até 2007, incluir novas rotas e destinos turísticos no País, chegando a 219 regiões turísticas, com destaque para as diversidades natural e cultural das regiões Centro-Oeste e Norte, incluindo 3.203 Municípios.

“O que já realizamos como Estado produtor de matéria-prima, queremos nos especializar e fortalecer, com qualidade, na exportação de produtos turísticos. Temos consciência de não atendermos todas as demandas apresentadas pela Pasta do turismo, mas para o próximo ano um acréscimo no orçamento será possível”, finalizou Maggi ao agradecer a homenagem.

Também foram homenageados os secretários de Estado Terezinha Maggi (Trabalho, Emprego e Cidadania), Luiz Antônio Pagot (Casa Civil), vereador por Cuiabá, Francisco Vuolo, predidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado, Oiram Gutierrez, empresário Leopoldo Nigro. Presentes à homenagem ainda os secretários Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), coronel Orestes Oliveira (Casa Militar), Yênes Magalhães (Planejamanto), Geraldo de Vitto (Administração).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senado quer ouvir empresa que ganhou concessão de parque nacional em Mato Grosso

A Parques Fundos de Investimento em Participações em Infraestrutura...

Mauro e Dorner assinam convênio de R$ 10 milhões para asfaltamento em Sinop

O governador Mauro Mendes e o prefeito Roberto Dorner...

Mauro afirma que reforma tributária desincentiva “a industrialização do país”

O governador Mauro Mendes criticou, hoje, a reforma tributária,...
PUBLICIDADE