O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afirmar, em entrevista a nove emissoras de rádio, que os compromissos que assumiu de desenvolver projetos estratégicos para o estado do Pará e para a região amazônica são prioridades de seu governo. Ele citou, como exemplo, o asfaltamento da BR 163 – do Nortão de Mato Grosso até Santarém (PA) onde está o porto–, a recuperação de parte da Transamazônica e a transposição da barragem da usina de Tucuri.
Sobre a BR 163, Lula reconheceu ser ‘uma estrada extremamente sensível’, por questões ambientais, mas necessária para a região Centro-Norte do Brasil. ‘Ela é uma ‘artéria’ altamente importante para aquela região e nos queremos concluí-la. Pode demorar um pouco mais, mas ela vai ser feita como uma rodovia exemplar entre o desenvolvimento de uma região e a preservação ambiental’, disse.
Lula contou que estão sendo recuperados 1,6 mil quilômetros da estrada Transamazônica. Sobre a transposição da barragem da usina de Tucuri, no Pará, o presidente afirmou que na próxima semana haverá uma reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e representantes da empresa responsável pela obra, para discutir o futuro da transposição.
‘Os compromissos continuam mantidos e aquilo que tem dificultado nos vamos tentar resolver da melhor forma possível, sem permitir que as obras caiam no esquecimento, como muitas vezes aconteceu no Brasil’, finalizou.