O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve desembarcar amanhã, por volta das 8h40, em Alta Floresta, onde participa do lançamento do programa Terra Legal. A cerimônia de lançamento das políticas e ações públicas voltadas para o combate ao desmatamento, regularização fundiária e licenciamento ambiental deve ser realizada às 10h.
Na ocasião, Lula estará acompanhado por membros do primeiro escalão do governo federal, como o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Previdência Social, José Pimentel, e do presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, além de representantes do governo do estado.
Previsto para ser implantado nos 43 municípios que apresentaram os maiores índices de desmatamento da Floresta Amazônica, o Mutirão Arco Verde será lançado simultaneamente em três Estados: Mato Grosso (Alta Floresta), Pará (Marabá) e Rondônia (Porto Velho). O discurso de Lula poderá ser acompanhado nas outras duas regiões por meio de telões. Da mesma forma, os mato-grossenses vão poder assistir os discursos da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT) e do governador de Rondônia, Ivo Cassol (sem partido), diretamente de Porto Velho, além da explanação dos ministros das Cidades, Márcio Fortes, e de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, que fazem o lançamento do programa em Marabá.
Em dois dias de evento serão legalizadas propriedades rurais de até 15 módulos fiscais, haverá uma série de ações e atendimentos como capacitações, cadastramento de produtores, abertura de contas bancárias e licenciamentos ambientais. Além de Alta Floresta, Marabá e Porto Velho, as caravanas de atendimentos passarão por outros 40 municípios, permanecendo cerca de três dias em cada cidade.
Em Mato Grosso, o mutirão também será realizado em Peixoto de Azevedo (25 a 27 de junho), Feliz Natal entre 2 e 4 julho e em Nova Ubiratã, de 9 a 11 de julho. Estima-se que cerca de 15 mil famílias devem ser beneficiadas pelo Terra Legal.
Leia mais
Lula em Alta Floresta: veja programação de palestras do mutirão Arco Verde