quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Lula disputaria 2º turno contra Serra, FHC ou Alckmin, diz Datafolha

PUBLICIDADE

Se a eleição presidencial fosse hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria que enfrentar um segundo turno, caso o candidato do PSDB fosse o prefeito de São Paulo, José Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ou o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Os dados são da pesquisa Datafolha, cuja análise completa está na edição da Folha deste domingo, dia 5.

A pesquisa utilizou quatro cenários eleitorais, alternando o candidato tucano. O percentual de intenção de voto do presidente Lula cai de quatro a seis pontos percentuais em relação a dezembro passado em todos os quatro cenários, incluindo o governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, também do PSDB.

Na pesquisa, realizada em todo o país nos dias 31 de maio e 1º de junho, Lula tem menos vantagem quando o candidato tucano é Serra. Nesse caso, ele tem 36%, contra 26% do prefeito. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os demais candidatos mencionados na pesquisa são Anthony Garotinho (PMDB), em terceiro lugar, com 10%; Cesar Maia (PFL), com 5%; Heloísa Helena (PSOL) com 3%; e Roberto Mangabeira Unger, com 1% –ele poderia ser candidato pelo PDT. Outros 12% disseram que votariam em branco ou nulo e 7% afirmaram estar indecisos.

Sem especificar um adversário para o presidente Lula, ele mantém-se em primeiro na resposta espontânea, com 23% das intenções de voto –uma oscilação de dois pontos para baixo em relação a dezembro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE