domingo, 19/maio/2024
PUBLICIDADE

Lúdio e Mauro estão empatados tecnicamente em Cuiabá: 46% a 44%

PUBLICIDADE

Na terceira rodada de pesquisa de intenção de votos do Instituto Gazeta Dados para o 2º turno da eleição de Cuiabá, a situação é semelhante ao levantamento anterior, com empate técnico de 2 pontos de diferença entre os candidatos. Só que desta vez, a vantagem é para Lúdio Cabral (PT), que acumula 46% no voto estimulado, diante dos 44% de Mauro Mendes (PSB).

O petista se aproxima da faixa que tinha no início do 2º turno, quando largou com 47% das intenções. No último sábado (20) registrou queda dentro da margem de erro, chegando a 44% e agora dá sinais de recuperação, reassumindo a dianteira.

Já Mendes, que partiu de 41%, na primeira rodada, realizada em 14 de outubro, emplacou 5 pontos percentuais em 6 dias de campanha e assumiu a dianteira, voltando a cair, 4 dias depois.

Na simulação dos votos válidos, Lúdio seria eleito com 51% do eleitorado, mas considerando a margem de erro, que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, a diferença entre ele e Mendes aponta para um cenário indefinido, no qual o empresário, que teria 49% dos votos válidos, poderia atingir até 53% e o petista, podendo cair para 47%.

O quadro demonstra que o ritmo rápido do 2º turno e as campanhas intensificadas causam impacto na opinião do eleitorado. Além disso, o número de indecisos ainda é superior à diferença entre os concorrentes ao comando do Palácio Alencastro. Com queda discreta desde a primeira amostragem, que indicava que 9% do público entrevistado ainda não sabia em quem votar, a quantidade verificada no levantamento atual é de 7%.

As opções por votos brancos e nulos, que iniciaram em 3%, caíram para 2% e voltam à marca inicial.

Voto Espontâneo
Assim como na pesquisa estimulada, na espontânea, em que os eleitores lembram de cabeça o nome de seus candidatos, o quadro se replica da mesma forma, com a inversão dos valores atribuídos na última rodada.

Mendes, que tinha 45%, agora fica com os 44% que antes eram atribuídos a Lúdio e este, por sua vez, recupera um ponto percentual, assumindo leve vantagem.

Contudo, o petista ainda não recuperou a quantidade de eleitores que tinha na primeira rodada, quando 46% dos entrevistados indicaram seu nome para próximo prefeito de Cuiabá. Já o empresário, que partiu de 40%, apesar da queda, ainda se mantém em sentido crescente.

Com o número de indecisos um ponto percentual menor que no levantamento anterior, de atuais 8%, as opções por votos brancos e nulos receberam a diferença e subiram para 3%.

Rejeição
Mesmo com a pouca variação nas intenções de votos para os candidatos, o impacto pode ser sentido no índice de rejeição. Os adversários chegaram à segunda rodada de pesquisa com idênticos 33% de recusa dos eleitores, mas agora a situação se mostra mais favorável ao petista.

Ele, que vem em trajetória decadente, desde a primeira amostragem, quando 34% dos entrevistados afirmaram que se recusavam a votar nele, conseguiu chegar aos atuais 30%, ao passo que a rejeição de Mendes teve uma oscilação maior. O empresário era o mais rejeitado no início do 2º turno, acumulando índice de 41%, após queda de 8 pontos, cresceu 4 e, hoje, tem 37% de recusa sobre sua eleição.

Mantém-se em crescimento a quantidade de entrevistados que não rejeita nenhum dos candidatos, saindo de 4% para os atuais 8% e os indecisos, neste quesito, partiram de 21%, chegaram a 27% e agora representam 25% do eleitorado.

Pesquisa
Os pesquisadores do Gazeta Dados saíram às ruas de diversos bairros das 4 regiões de Cuiabá, nesta quarta-feira (24), e ouviram 800 eleitores sob o método Survey, que conta com a aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número 00690/2012.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE