Investimentos na área ambiental, como a emissão de licenças ambientais às empresas de baixo e médio potencial poluidor, coleta seletiva para reciclagem do lixo, o aterro sanitário, extensão da rede de esgoto, foram destacadas pelo prefeito Marino Franz como propostas de desenvolvimento sustentável e de defesa do meio ambiente.
Marino ressaltou que o município está em em “pleno processo de consolidação do segundo ciclo econômico” e é necessária a conscientização e o esforço de toda a sociedade para que as metas sejam alcançadas. “Os desafios são enormes, mas nada disso teria sido realizado sem a união e a parceria dos setores sociais”, enfatizou, por meio da assessoria.
Ele também destacou a extensão de mais de 7 mil metros lineares de rede de esgoto, executados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Muitos municípios mato-grossenses pleiteiam recursos para implantar o sistema.
Foram investimento cerca de R$ 800 mil para ligar residências dos bairros Centro, Pioneiro e Menino Deus à rede. De acordo com o diretor do órgão, Daltro Figur, aplicar recursos na rede de esgotamento sanitário significa investir na melhoria da qualidade de vida da população. “O fornecimento da água tratada que chega às residências se origina de poços artesianos e não podemos correr o risco de contaminar o lençol freático”, advertiu.
O município já possui outros projetos para ampliação da rede e busca recursos. A estimativa é que o número de habitantes duplique no município nos próximos anos.