sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas R. Verde participa da conferência das cidades

PUBLICIDADE

Após a Conferência Regional ocorrida no município de Sorriso em julho deste ano, onde foram levantadas questões sobre as necessidades da região, os municípios se prepararam para a Conferência Estadual onde foram defendidas suas propostas.
Sendo assim, nos dias 15 e 16 últimos, ocorreu a 2ª Conferência das Cidades Mato Grosso 2005.
Os temas em questão foram Participação e controle social, questão federativa, política urbana regional e metropolitana, financiamento do desenvolvimento urbano.
Durante o 1º dia, houve a formação dos grupos que debateram, juntando as idéias de todos os pólos participantes do estado, onde defenderam seus temas em Plenária no dia seguinte. Posteriormente, no ato de solenidade, contou-se com a presença do ministro das Cidades Márcio Forte, do governador Blairo Maggi, o presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Silval Barbosa deputados estaduais e federais e técnico do Ministério das Cidades e das Secretarias Estaduais.

Na sexta-feira, houve a discussão dos trabalhos dos grupos de debates, sendo que a equipe do pólo de Sorriso permaneceu em massa no tema 3: Política Urbana Regional e Metropolitana por compor as necessidades de nossa região, onde teríamos peso de votos, visto que os delegados votariam a favor de propósitos que viessem favorecer-nos. Uma das principais propostas defendidas é que cevem ser consideradas as potencialidades locais; as especificidades ambientais e territoriais; as condições econômicas, históricas e culturais, e outras particularidades dos assentamentos humanos, garantindo a sustentabilidade das políticas urbanas; rede de cidade mais equilibrada; Tipologia urbana regional com economias mais e menos dinâmicas.
Questionou-se muito as ações prioritárias para investimento nas cidades, considerando o perfil demográfico, econômico e social, relacionando-os com o desenvolvimento regional e nacional. Foi observado também que a maioria das cidades necessitam de melhoramento em sua rede ambiental, que engloba saneamento, água, esgoto…

Lucas teve uma vaga na comissão de delegados estaduais na Conferência Nacional das Cidades. Representando o pólo de Sorriso Allen Daiana Paludos. De Lucas foram a presidente da Câmara Municipal, Marli Heldt Ventura, o secretário Municipal de Administração, Valni Roque Volpato, a presidente da Associação do Bairro Veneza, Rose Luft, coordenadora Administrativa da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, Laís Salles Lange, a arquiteta da prefeitura Alen Daiana Paludo, assessora Jurídica da Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, Vera Miquelin, o tesoureiro da Câmara Municipal de Lucas, Artêmio Denardin

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...

Mauro inaugura ponte e 44 km de asfalto na rodovia Juara-Alta Floresta

O governador Mauro Mendes inaugurou, esta manhã, em Juara...

Sinop vai aplicar mais de R$ 5 milhões em manutenção de áreas verdes

A prefeitura vai investir na aquisição de materiais para...
PUBLICIDADE