A construção das creches nos bairros Jaime Seiti Fujii, Residencial Ipê Branco e futuramente, o Loteamento Vida Nova, que ainda está em construção, estão sendo licitadas e o procedimento está previsto para o próximo dia 15. Serão investidos pouco mais de R$ 4 milhões. A expectativa da prefeitura de Lucas do Rio Verde é que as obras sejam concluídas até o início de 2016.
A secretária municipal de Planejamento e Gestão, Solimara Moura, explica que, com a viabilização das casas populares, um percentual dos recursos investidos pelo governo federal é destinado para obras sociais. “A princípio, a intenção do município era construir uma escola de ensino fundamental e uma creche, mas pelo número de crianças, optou-se por dois centros de educação infantil”, disse, através da assessoria. "Nem todas as prefeituras sabem deste recurso que é para a construção de unidades de saúde, escolas e espaços de lazer", disse, referindo-se aos investimentos federais.
Somente no Bairro Jaime Seiti Fujii moram 701 famílias, no Residencial Ipê Branco, 149 e outras 700 casas do Loteamento Vida Nova estão em construção e previsão de entrega para o início do ano que vem.
Os novos centros de educação infantil seguem o modelo do Pro-Infância, com infraestrutura igual a da escola Aquarela do bairro Parque das Américas. Serão ofertadas aproximadamente 300 vagas em cada uma das unidades, para crianças com idades entre 0 e 5 anos.
O processo de licitação está andamento, por meio de Chamamento Público, marcado para o dia 15 de abril.