PUBLICIDADE

Lucas atinge quase 80% das metas propostas por programa de desenvolvimento do TCE

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A apresentação dos resultados do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) apontou que Lucas do Rio Verde atingiu 41 das 52 metas propostas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os números se referem ao ano de 2021 e foram apresentados em conferência on-line na manhã desta terça-feira, no Auditório dos Pioneiros do Paço Municipal.

Lucas do Rio Verde conquistou bom percentual no mapa estratégico do PDI em 15 dos 10 itens fiscalizados, com variação de 75% a 100%, sendo eles: Assegurar o Desenvolvimento Econômico e Agroindustrial Sustentável; Garantir qualidade na prestação dos serviços de Saúde; Assegurar a excelência no ensino público; Fortalecer as atividades de Esportes, Lazer e Cultura; Garantir a qualidade da Infraestrutura e serviços de manutenção; Assegurar a excelência do desempenho gerencial e profissional; Aperfeiçoar a comunicação interna e externa, a transparência e a participação social na gestão das políticas públicas; Propiciar um clima organizacional favorável ao bem-estar e ao desenvolvimento profissional; Ampliar e fortalecer parcerias estratégicas; Garantir cultura orientada para resultados.

O planejamento estratégico do Executivo apresentou bom resultado no número de empresas em funcionamento, atingindo a marca de 7.617, enquanto a meta estipulada para o ano era de 6.700. O PDI também mostrou bom desempenho do município na Educação em manter a proficiência em Língua Portuguesa dos alunos dos anos finais. Em 2021, a meta era 267,83 e o índice atingido foi de 290,82.

Os números apresentados são resultados do planejamento estratégico elaborado pelo Executivo no início do ano. “Esses indicadores funcionam como o painel do carro, mostrando aonde que a gente está indo bem e o que precisa ser feito para melhorar o nosso desempenho na aplicação dos recursos públicos”, destacou o coordenador do PDI no município, Welder Maciel.

Em um segundo momento da conferência, a coordenadora da Casa dos Conselhos, Ana Paula, apresentou os resultados do Projeto 2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã. Segundo ela, as experiências revelaram uma maior interação entre os conselhos municipais, inclusive com a população, através dos “meios eletrônicos”, especialmente neste período pandêmico.

“É importante a população participar desses momentos para ter acesso aos deveres do município e contribuir indicando as formas que a Prefeitura deve seguir”, disse a coordenadora.

O PDI tem como foco o desenvolvimento integrado e permanente das instituições públicas adeptas ao sistema, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão. A prefeitura de Lucas do Rio Verde é adepta ao programa desde 2013.

Também participaram da conferência o vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marcio Pandolfi, secretário de Planejamento e Cidades, Welligton Souto, além de demais secretários e representantes municipais que integram o PDI, vereadores e representantes do TCE-MT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...

Gerson Bicego eleito novo presidente da Câmara de Sorriso

O vereador eleito Gerson Bicego (PL) foi eleito, hoje,...
PUBLICIDADE