PUBLICIDADE

Lives do Tribunal de Contas de Mato Grosso e TRE sobre eleições tem mais de mil participantes

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O ciclo de palestras virtuais eleições 202”, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), contou com a participação de 1.206 pessoas – candidatos e assessores técnicos, contábeis e jurídicos – que foram orientados sobre as eleições do próximo mês. Houve três lives de segunda e hoje, transmitidas no canal do YouTube e Facebook do TCE.

Hoje o chefe da Seção de Análise e Auditoria de Contas Partidárias do TRE, Rodrigo Martins, palestrou sobre “Prestação de Contas, SPCE e demais sistemas”. A abertura foi feita pelo conselheiro interino do TCE, Luiz Carlos Pereira. A live contou com a participação de 390 pessoas de 23 municípios e 16 instituições do Estado.

“Tenho certeza que esse evento será elucidativo, em um momento que estamos vivendo efervescência democrática, pois estamos há algumas semanas das eleições, nas quais a população vai votar para prefeitos e vereadores, além de senador neste ano. Estamos tratando de um dos grandes princípios da nossa constituição, que é a democracia. A prestação de contas é um tema muito importante, principalmente quando se aproximam as eleições para o TRE e se identifica muito para os Tribunais de Contas, então há muita convergência de interesses entre as instituições”, explicou o conselheiro interino do TCE, Luiz Carlos Pereira.

Ele lembrou da reunião que participou neste ano com o presidente do TCE, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, e com o presidente do TRE, desembargador Gilberto Giraldelli, para aproximação das instituições e apoio da corte de contas na análise das prestações de contas anuais de diretórios estaduais e das campanhas eleitorais.

Na palestra, Rodrigo Martins explicou sobre as questões ligadas às eleições municipais. “Muitas vezes o candidato acha que após o registro, pode fazer campanha, mas não. Para começar a fazer efetivação da campanha, é necessário preencher pré-requisitos como o registro de candidatura, inscrição do CNPJ, abertura de conta bancária e emissão de recibos eleitorais”, comentou. Martins também apresentou a lista dos limites de gastos para candidatos a prefeito e vereador por cidade, mostrou onde o cidadão pode encontrar essa informação no site do TSE, além de outros dados importantes como de doadores e fornecedores, sobre a campanha, dívida de campanha, financiamento coletivo, distribuição de recursos e gastos de campanha, comparativo entre candidatos, estatísticas de candidaturas, etc.

O chefe da Seção de Análise e Auditoria de Contas Partidárias do TRE orientou os participantes. Em Mato Grosso, são 12.757 CNPJs abertos por candidatos que vão gerar prestações de contas posteriormente, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Audiência define medidas para regularizar área no entorno de hidrelétrica no Nortão

Uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato...

Sorriso, Lucas e Nova Mutum classificados para final da 2ª edição do prêmio Cidades Inovadoras

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci)...
PUBLICIDADE