O governador Blairo Maggi, secretários de Estado, prefeitos da região Araguaia e representantes regionais e federais do Incra, Funai e Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre se reuniram hoje para discutir mudanças no traçado da BR-158, com alternativas a Leste ou Oeste da rodovia que liga o Médio ao Baixo Araguaia e estado do Pará.
Ficou estabelecida uma nova reunião para a próxima semana, antes da viagem do governador aos Estados Unidos. As alternativas apresentadas ao atual traçado ampliam em quase 30 km o projeto original. A discussão em torno deste trecho da BR é polêmica já que, no traçado original, dos 130 quilômetros, 51,9 se encontram dentro das terra indígena Marawatsêde, protegida por lei federal. Para não passar por dentro da área, dois outros novos traçados foram desenhados. O primeiro é chamado de ‘Alternativa Oeste’ e possui 159,6 quilômetros, terminando no município de São José do Xingu ( 1.200 km a Nordeste de Cuiabá), e aumenta o trajeto em 29,4 quilômetros.
O segundo traçado é a ‘Alternativa Leste’, que possui 162,8 quilômetros, termina em São Félix do Araguaia (1.200 km da Capital), e tem 32,6 quilômetros a mais que o percurso original.
Participaram da reunião os secretários de Estado João Malheiros (Casa Civil); Vilceu Marcheti (Infra-estrutura), Luiz Antônio Pagot (Educação); Neldo Egon (Desenvolvimento Rural), Alexandre Mello (adjunto da Sinfra).