sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Lideranças estão debatendo em Sinop propostas para a Conferência Cidades

PUBLICIDADE

Começou hoje a 2ª Conferência das Cidades em Sinop reunindo cerca de 100 representantes dos municípios de Sinop, Claudia, Vera, Feliz Natal, União do Sul, Santa Carmem, Marcelândia e Itaúba. Nesta manhã foram apresentados os objetivos da conferência e um vídeo sobre Plano Diretor (conjunto de leis para crescimento ordenado de uma cidade), que conforme a vereadora Sinéia Abreu, coordenadora da comissão preparatória da conferência, foi proposta da conferência em 2003. “Esse vídeo é uma contribuição muito grande, pois os municípios precisam elaborar esse plano diretor, para que ele esteja pronto até o ano que vem”, disse Sinéia.

Ainda hoje serão apresentados, pelos representantes do Governo do Estado, os temas da conferência que são participação e controle social, questão federativa, política urbana e financiamento do desenvolvimento urbano.
Amanhã serão discutidos os temas pelos participantes e elaboradas as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual que acontecerá em agosto. Os representantes trazem propostas para melhoras na infra-estrutura, como saneamento básico, casas populares e geração de empregos em suas cidades.

A coordenadora ressaltou que a participação da população não foi como esperavam, “estão presentes representantes de todas as cidades, nós aguardávamos um pouco mais da participação popular, de movimentos sociais, Ong’s, para estar representando a sociedade, todos os seus segmentos. Nós percebemos assim, o convite foi feito, talvez não fosse assim, atendendo o objetivo da conferencia, que é realmente que toda a sociedade participe das decisões e das deliberações que vão sair da conferência”.

Também serão escolhidos os 26 delegados que representarão a região, nos dias 22 e 23 de setembro, durante a 2ª Conferência Estadual de Cidades, em Cuiabá e lá serão escolhidos 43 delegados para representarem o Estado de Mato Grosso, na 2ª Conferência Nacional de Cidades, que acontecerá em Brasília, nos dias 30 de novembro, 1, 2 e 3 de dezembro

Na abertura estiveram o prefeito Nilson Leitão, o vice, Aprecido Granja, o presidente da Câmara Municipal de Santa Carmem, Eloi Felini e o vice-prefeito de Vera, Paulo Araújo também participaram.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE