No próximo dia 21, às 09:00h em Brasília, a Associação de Desenvolvimento Regional Para Conclusão da BR-163 estará participando de uma reunião em Brasília, com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousset, para deliberar sobre a versão final do
Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para a Área de Influência da
Rodovia Cuiabá-Santarém (conhecido como “Plano BR-163 Sustentável”).
De acordo com o presidente da Associação, Jorge Baldo, todas as lideranças e políticos interessados na consolidação do asfaltamento da BR-163 estão convidados a integrar a comitiva de Sorriso para enfatizar a importância da obra para o Estado.
O plano foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) desde 2004, hoje composto por 21 órgãos federais, conta com colaboração dos governos estaduais do Mato Grosso, do Pará e do Amazonas, prefeituras municipais e diversos setores da sociedade, buscando por meio do diálogo e da negociação, a construção de acordos e parcerias em prol do desenvolvimento da região.
As atividades já foram discutidas em oito cidades de sua área de abrangência:Sorriso e Guarantã do Norte, em Mato Grosso, Itaituba, Altamira, Novo Progresso, São Félix do Xingu e Santarém no Pará e Apuí no Amazonas. A sociedade organizada ainda espera que, depois de tanta discussão, resulte a formulação de diretrizes estratégicas e ações prioritárias para o desenvolvimento regional sustentável.
A versão final do plano, precisará ser aprovada pelos ministérios e pela Presidência da República antes de sua divulgação. A rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) atravessa uma das regiões mais importantes da Amazônia do ponto de vista do potencial econômico, diversidade biológica, riquezas naturais, e diversidade étnica e cultural. Dessa riqueza natural dependem aproximadamente dois milhões de habitantes, envolvendo diversos grupos sociais e econômicos. Ao mesmo tempo abriga um dos pólos agrícolas mais produtivos do país, com destaque para a produção de soja.
O projeto destaca que o estado precário das rodovias na região tem sido, ao longo dos anos, um grande obstáculo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de sua população. “Por essa razão, a pavimentação dessa rodovia tem sido longamente reclamada pelos segmentos sociais e empresariais que dela necessitam para o escoamento dos seus produtos e para o atendimento às suas demandas básicas. Essareivindicação de mais de três décadas é agora uma das prioridades do Governo Federal para a Amazônia”, destaca o plano.
Fazem parte da área do plano, 71 municípios, sendo 28 no Estado do Pará, 37 no
Estado do Mato Grosso, e seis no Estado do Amazonas, perfazendo uma área total de 1,23 milhão de km2 (123 milhões de hectares) que correspondem a 24,6% da Amazônia Legal e 14,47% do território nacional.
Para produtores, industriais madeireiros e outros segmentos empresariais do Nortão de Mato Grosso, a conclusão do asfaltamento da rodovia, a partir de Guarantã do Norte até Santarém (aproximadamente 900 km) permitirá escoar os produtos com maior rapidez e economia de US$ 30/tonelada comparando-se com a rota atual que o escoamento via portos de Santos (SP) e Paranaguá(PR).