quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Lideranças de Sinop pedirão a Blairo que SEMA assuma logo atribuições do Ibama

PUBLICIDADE

Lideranças políticas e do setor madeireiro de Sinop pedirão, nesta quarta-feira, ao governador Blairo Maggi a antecipação da transferência das funções do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) para a Sema (Secretaria do Estado de Meio Ambiente). Entre as funções estão a liberação de projetos de manejo, desmate e ATPFs (Autorização para Transporte de Produtos Florestais). O setor madeireiro está sendo prejudicado pela falta de estrutura no Ibama -principalmente de de servidores- para analisar projetos de manejo para madeireiras extraírem matéria prima e as indústrias voltarem a funcionar em ritmo normal, retomando a capacidade operacional para cumprir contratos com fornecedores e encerrando demissões.

Esta e outras reivindicações foram definidas hoje à tarde, em encontro entre o prefeito Nilson Leitão, o vice, Aparecido Granja, vereadores, presidentes do Sindusmad, Jaldes Langer, do Sindicato Rural, Antonio Galvan, da CDL, Afonso Teschima Junior, empresários de vários segmentos, dentre outras lideranças

“O secretário Marcos Machado está trabalhando para a secretaria assumir estas atribuições do Ibama. O governador me informou na quarta-feira passada, que já contratou 18 engenheiros florestais e que a Procuradoria do Estado será responsável pelos pareceres jurídicos e pelos projetos de manejo. Então esses encaminhamentos estão muito adiantados” ressalta. “O nosso papel lá, com mais prefeitos nos acompanhando e a sociedade da região de Sinop, é de estar reivindicando ao governador para que antecipe e assuma os problemas do Ibama antes do mês de janeiro, ainda em 2005”, disse o prefeito Nilson Leitão.

Uma das alternativas que traria melhorias ao setor, e que segundo o prefeito já foi apresentada ao Governo do Estado, seria através do Pró-madeira (programa de incentivo ao setor madeireiro, com incentivos de até 85% na redução no ICMs sobre a venda da madeira). “Esse é o melhor programa para indústria madeireira”, ressalta. “Nós já solicitamos que seja reeditado o Pró-madeira para 2006, dando mais incentivo para empresas que geram a 1ª etapa, que faz apenas a secagem da madeira. E dando mais incentivo, concerteza vão ter mais filiados ao programa. E isso sim faz desenvolvimento sustentável e cuida do meio ambiente”, explica.

O presidente do Sindusmad – Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso – Jaldes Langer, também ressalta que o “pró-madeira ajuda o setor para que ele desenvolva, e invista em pesquisa e melhoramento de qualidade, dentro do segmento industrial”, e que o sindicato também participará da audiência em Cuiabá.

Nilson também criticou a falta de atenção do Governo Federal com a região. “O grande problema crônico ambiental que está se arrastando por muito tempo, é que muitas vezes o Governo Federal, e principalmente esse governo através do Ministério do Meio Ambiente, não tem a coragem de vir aqui e dizer que não aceita que essa região continue desenvolvendo pelo setor florestal”, conclui.

A audiência com Blairo nesta quarta-feira, será às 17 horas, com participaçào também do prefeito Nilson Leitão, o deputado Estadual Dilceu Dal Bosco e o secretário Baiano Filho, dirigentes do Sindusmad, Sindicato Rural e demais entidades.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso começa definir área onde serão construídas casas para famílias carentes

A prefeitura fará chamamento público, este mês, tendo como...

Prefeito encaminha projeto à câmara para abrir seletivo com 140 vagas em Sinop

O prefeito Roberto Dorner encaminhou à câmara de vereadores...

Senadora quer nome de mãe e filhas mortas em Sorriso em lei do cadastro de estupradores

O Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Estupro pode...

Rota prevê duplicar 27 km em Sinop da 163 iniciando no 2º semestre e sem desapropriações

A Agência Nacional de Transportes Terrestres realizou, esta tarde,...
PUBLICIDADE