À convite do Instituto Ayrton Senna, em São Paulo, para participar do encontro de prefeitos e secretários de Educação da Rede Vencer, realizado hoje, o prefeito de Sinop, Nilson Leitão, foi o único do Estado de Mato Grosso presente nos debates sobre os caminhos da educação pública. Leitão também observou que Sinop é a única cidade do Estado a estar presente, e ainda, a trabalhar com os programas desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna voltados para a promoção da qualidade de ensino da rede pública no Ensino Fundamental. “Desde 2001 que desenvolvemos, em Sinop, os programas ‘Se Liga’ e ‘Acelera’ do Instituto Ayrton Senna. Chegamos até a ser premiados pelos resultados da sua boa aplicação”, antecipou.
O prefeito disse ter constatado, no encontro, que Sinop está além de muitos, senão da maioria, dos municípios brasileiros. Ficou claro fato do Município ser modelo na educação, pois muito do que está sendo apresentado já é desenvolvido e aplicado pela rede municipal sinopense.
“O plano de educação que vai ser lançado nacionalmente tem por base os processos do Instituto Ayrton Senna que em Sinop já é feito há quase sete anos, desde o meu primeiro ano de mandato, pois sempre tive a educação e a qualidade da educação como fator primordial de governo”, declarou.
Quanto ao plano de educação lançado (Plano de Desenvolvimento da Educação) pelo presidente Lula e seu ministro, Fernando Haddadd (Educação), o prefeito revelou que estará voltado para melhoramento de índices de qualidade da educação básica. O Ideb, como será chamado, medirá não apenas os resultados dos estudantes em provas, mas também os níveis de evasão e aprovação. “Ações que a Prefeitura de Sinop já desenvolve e obtém resultados”.
Ele propôs a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, um encontro com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o presidente Lula e todos os prefeitos de Mato Grosso para discutir a educação pública.


