O deputado Nilson Leitão, vice-líder do PSDB, conversou, esta noite, com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para ser instalada a CPI que apurará supostas irregularidades cometidas pela FUNAI – Fundação Nacional do Índio- e INCRA- Instituto de Colonização e Reforma Agrária – na demarcação de terras indígenas em diversos Estados e questões ligadas a ocupação de terras, o que vem trazendo insegurança jurídica para produtores e pecuaristas em alguns Estados.
Leitão poderá ser o relator da CPI, considerando o principal cargo de uma comissão parlamentar de inquérito por ser responsável pela elaboração do relatório final requerendo, por exemplo, punições caso fiquem comprovadas irregularidades.
O pedido de criação da CPI da Funai foi apresentado em 2013, com mais de 200 assinaturas de deputados, de vários Estados. De lá para cá, parlamentares, principalmente de oposição ao governo Dilma, aguardam o presidente autorizar a instalação da comissão e consequentemente as investigações com prováveis depoimentos de presidentes de Funai, Incra, dirigentes de federações de agricultura, sindicatos rurais e demais entidades.