PUBLICIDADE

Justiça reprova contas de campanha de 2 partidos em Sinop

PUBLICIDADE

O juiz da 32ª Zona Eleitoral de Sinop, João Manoel Guerra, reprovou as contas de campanha do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT), relativas às eleições de outubro do ano passado. Com isso, nas decisões divulgadas hoje, os repasses das cotas partidárias acabaram sendo suspensos até a regularização das situações. Ainda caba recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Nas contas do PRB, o magistrado destacou que “apreciadas as contas à luz das normas estabelecidas pela Lei nº 9.504/97 e a resolução do TSE nº 23.376/2012 verifica-se a parcial observância da legislação eleitoral vigente. Compulsando os autos, nota-se que o partido, mesmo após regular intimação, deixou de apresentar os esclarecimentos necessários e eventual prestação de contas retificadora”.

Já em relação ao PDT, foi destacada a não abertura de conta bancária, imprescindíveis à análise da movimentação financeira da campanha eleitoral. “Estabelece a Res. TSE no 23376 a obrigatoriedade de abertura de conta bancária, independente do registrou de candidatos, e sem esta é impossível para a Justiça Eleitoral comprovar ou não a arrecadação de recursos financeiros de campanha”.

Segundo o magistrado, “ocorrendo participação do partido em campanha eleitoral, seja isoladamente ou coligado a outros, surge a obrigação de observância da legislação eleitoral, notadamente porque mesmo não registrando candidatos contribui para o cálculo do tempo de propaganda eleitoral. Assim, a falta de abertura de conta bancária e, consequentemente, a apresentação de extratos bancários é irregularidade insável que macula gravemente a regularidade das contas de campanha”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE