sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Justiça proíbe FEMA de liberar área de reserva legal menor a 80%

PUBLICIDADE

O Juiz Federal Cesar Augusto Bearsi, titular da 3ª Vara Federal de Cuiabá, deferiu medida liminar em Ação Civil Pública proposta pelo IBAMA obrigando a Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEMA– a não emitir qualquer ato administrativo que fixe a Área de Reserva Legal (ARL) em tamanho inferior a 80% da propriedade. A fundação vinha liberando até 50% de desmatamentos do tamanho total de uma determinada área.

O IBAMA defende que a legislação estadual (Lei Complementar nº 38/95, art. 62, §1º) é inconstitucional, pois prevê a ARL em 50% quando a vegetação for caracterizada como “floresta ou mata de transição”. A lei estadual entra em conflito direto com a Lei Federal nº 4.771/65, que impõe uma reserva legal equivalente a 80%.
Em sua decisão o juiz ressaltou que a lei federal se caracteriza como norma geral, prevendo o tamanho mínimo da reserva legal, cabendo aos estados exigí-la em percentual igual ou maior, nunca menor, “indiferente que a legislação estadual queira criar vocabulário diferente do usado na legislação federal (como mata de transição ou qualquer outro) para justificar a burla às normas gerais”.

Justificou-se ainda a concessão da liminar na existência de perigo de dano de difício reparação, uma vez que o meio ambiente degradado possui difícil reconstituição, aplicando-se assim o princípio da prevenção.
Para caso de descumprimento da ordem, foi fixada multa de R$ 500 mil para cada ato administrativo, além de multa pessoal para o servidor que colaborar com o descumprimento da decisão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE