PUBLICIDADE

Justiça nega pedido de suplente que pretende assumir vaga na Assembleia

PUBLICIDADE

O Tribunal de Justiça (TJ-MT) negou pedido de liminar ao suplente de deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB) que reivindica a convocação pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para substituir Teté Bezerra (PMDB) que se licenciou do mandato para assumir a Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur).

Peemedebista ingressou com mandado de segurança baseando-se no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o mandato pertence ao partido e não ao primeiro suplente da coligação em renúncia ou licença do titular. Este é o primeiro recurso que chega ao Judiciário de Mato Grosso para manifestar-se neste sentido.

O juiz Gilberto Giraldelli entendeu que é improcedente o pedido diante da falta de documentos que comprovem eventual ilegalidade da decisão administrativa da Mesa Diretora em convocar o primeiro suplente da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar (PR-PT-PMDB), o republicano Emanuel Pinheiro (foto).

A defesa já ingressou com agravo regimental, o que na prática levará o pedido de liminar ser apreciado pela Turma de Câmaras Cíveis Reunidas de Direito Público e Coletivo composta pelos desembargadores José Tadeu Cury, Mariano Travassos, Rubens de Oliveira e Márcio Vidal.

Conforme A Gazeta divulgou, houve forte reação nos bastidores a possibilidade de Daltinho reivindicar a vaga aberta com a licença de Teté Bezerra. Até mesmo o governador Silval Barbosa (PMDB) recebeu pedidos para orientar o suplente a não tomar tal medida para evitar qualquer clima desagradável na relação com o PR, partido de maior bancada na Assembleia Legislativa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE